{lang: 'en-US'}

sábado, 12 de março de 2016

Capitão América - Guerra Civil. Análise do segundo trailer.





A imagem acima é uma das mais importantes dicas do trailer e dos antecessores, incluindo os teasers. O Soldado Invernal é, pelo menos no cinema, o ponto central da trama, o motivo da discórdia pessoal entre Steve Rogers (Capitão América) e Tony Stark (Homem de Ferro). Explico isso em detalhes no decorrer deste post.

As aparições.

Caso você seja um fã dos Vingadores e dos demais filmes da Marvel, certamente já sabe que o Homem-Aranha apareceu neste trailer. Ok, estardalhaços à parte, ele não é o que mais me chamou a atenção, até mesmo por já termos visto cinco filmes com o aracnídeo. Claro que a junção do Aranha ao time do Homem de Ferro é algo muito legal, mas há muito mais a se comemorar.
Um míssil com o símbolo de T´Challa

O Pantera Negra está em maior evidência e há nuances no trailer que associação um atentado terrorista a sua participação ao lado de Stark. Não temos evidências de perdas envolvendo alguém querido de T'Challa, o que também não descarta a hipóteses, porém é óbvio que este atentado despertou a raiva do governante de Wakanda. Pelas cenas presentes nos trailers e teasers, fica fácil perceber que o Pantera tem um ódio particular pelo Soldado Invernal e, consequentemente, podemos associar o atentado terrorista ao amigo do Capitão América. Conjecturas, sim, mas nada impossível.
A presença - em combate - do Homem Formiga é outra vitória a se comemorar. Nas poucas cenas em que aparece, dá para perceber que ele está bem inserido. A interação entre ele e o Gavião Arqueiro é outro ponto alto do trailer e, provavelmente, ele será um dos pontos engraçados do filme, assim como o Aranha, para balancear o clima de tragédia que permeia a trama. 
O Ossos Cruzados teve poucas aparições até o momento. Entretanto, assim como no teatro, nada que apareça em um filme da Marvel tem pouca importância. Sua real pertinência ao enredo não está ainda 100% esclarecida, o que não significa que será um mero coadjuvante.

Bucky

A disputa pelo apoio do Pantera Negra
Os laços de amizade entre o Capitão América e Bucky (agora o Soldado Invernal) são um ponto de discórdia entre Roger e Stark. Aliás, há tempos que eles vêm semeando uma pequena desavença, agora levada aos extremos por dois motivos: a obrigatoriedade do cadastramento dos heróis e, no filme, a perseguição ao Soldado Invernal.
Steve Rogers é um amigo leal que morreria por Bucky. Vimos isso no segundo filme do Capitão e é claro que ele não deixará que seu grande amigo seja caçado pelo Homem de Ferro ou qualquer outro.
Diante de tantos impasses e levados ao extremo pela presença do General Ross, o rompimento da amizade entre eles é inevitável. Com ideologias diferentes, ambos conseguem cooptar heróis para suas causas, gerando o cisma que eclode a Guerra Civil.
Combates

A cena final do trailer - em um aeroporto - indica que teremos um combate épico entre heróis. Evidenciei cada um dos combatentes para que os "times" estejam bem definidos. Isso, contudo, não exime o espectador de surpresas.
Barão Zemo, Hidra e outros podem permear a narrativa, sem que isso seja uma obrigação de aparição no trailer. 
Os destaques das cenas de luta ficam por conta do ataque a Tony Stark pelo Soldado Invernal, a destruição do reator Arc do Máquina de Combate, os conflitos entre Stark e Rogers, a perseguição quase incessante do Pantera Negra ao Soldado Invernal, a inclusão do Homem Formiga contra o Homem de Ferro (lembram do estrago que ele fez ao uniforme do Falcão?), o domínio da Feiticeira Escarlate sobre o Visão e, por fim, os times no que aparenta ser o ponto alto da trama.

Máquina de Combate abatido

Feiticeira contra o Visão

Clique para ampliar

Sim, eu não poderia deixar de postar a já consagrada cena final onde o Aranha toma o escudo do Capitão América. Assim sendo, divirtam-se assistindo o trailer e elaborando suas próprias teses sobre esse filme que promete impactar tanto quanto Batman vs Superman...


P.S.: quem acompanhou a saga nos quadrinhos sabe que o Homem-Aranha tem papel fundamental na trama, principalmente por ter revelado sua identidade ao público. Ele está ao lado do Homem de Ferro e seu apoio traz outros heróis para o lado de Stark. 
Há muitos heróis e vilões envolvidos na saga Guerra Civil, porém não veremos isso nos cinemas. Claro que as equipes até o momento são suficientes para alegrar qualquer fã - novo ou antigo - da Marvel. Na verdade, uma saga como Guerra Civil daria uma série de alto nível, mas precisaria de um tom mais adulto e sombrio, como já vimos em séries da HBO e Netflix. Who knows?


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário