{lang: 'en-US'}

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Lançamento do livro Humor Azul: o lado engraçado do autismo, de Rodrigo Tramonte.





Por: Franz Lima.

Rodrigo Tramonte é, literalmente, um vencedor. Ele é portador da síndrome de Asperger que é um grau mais leve do autismo. Mesmo diante dessa aparente leveza do Asperger, não é fácil lidar com certas peculiaridades, principalmente quando o diagnóstico vem tardiamente. No caso de Rodrigo, ele só descobriu que era autista aos 35 anos, o que implica em dizer que ele cresceu sem o apoio pedagógico e terapêutico necessário. Ainda assim, ele venceu...
Valendo-se de tirinhas, Tramonte criou um livro leve, destinado a auxiliar autistas e seus familiares com uma certa dose de humor. As histórias narradas na obra são fruto de experiências próprias e também das que ele acompanhou através de outras pessoas. Ele também traz personagens inspiradas em pessoas intimamente ligadas a ele, como o amigo Romeu e a própria mãe que é também mostrada como a mãe de Zé Azul.

Nuances do autismo são abordadas de forma leve e humorada. A dificuldade em focar certas coisas, a sensibilidade aos sons, o isolamento, a falta de compreensão com a ironia do cotidiano, entre outros detalhes. Rodrigo também retrata com maestria as diferenças entre os autistas já que, sem dúvida, cada um tem suas próprias características e peculiaridades. O espectro autista não é uma sentença de "padronização", pois a essência é variável de indivíduo para indivíduo.
Esta é uma obra que merece ser prestigiada. Por favor, divulguem e, se possível, compareçam ao evento. É amanhã!!!

Fanpage do livro: Humor Azul
O autor Rodrigo Tramonte autografando seu livro
Curtam nossa fanpage: Apogeu do Abismo


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário