{lang: 'en-US'}

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Instituto Vladimir Herzog lança projeto de financiamento coletivo para história em quadrinhos sobre Vlado




Iniciativa prevê tradução e impressão de obra criada na Itália sobre a trajetória de Vladimir Herzog em paralelo às recentes manifestações populares no Brasil
No ano em que o assassinato do jornalista Vladimir Herzog por agentes da ditadura militar completa 40 anos, o Instituto Vladimir Herzog realiza uma série de atividades para relembrar essa data tão importante para a História do país. Um desses projetos consiste na tradução para o português e publicação de uma história em quadrinhos criada na Itália pelos artistas Ivan Grozny, Giovanni Battistin, Alberto Rizzi e Marco Bellotto. Os jornalistas italianos vieram ao Brasil para produzir reportagens sobre a Copa do Mundo, descobriram a história de Vlado e tiveram a iniciativa de transformá-la em quadrinhos.
A obra reconta a saga da família Herzog desde sua fuga da Croácia, passando pela Itália fascista durante a II Guerra Mundial e destaca a vida do jornalista e experiência profissional até sua morte pelos agentes da ditadura militar em 1975. Além disso, traça paralelos com as manifestações populares que tomaram as ruas do Brasil durante a Copa do Mundo em 2014, apresentando um olhar estrangeiro sobre o tema e uma reflexão sobre a importância do passado nos acontecimentos do futuro.
Por meio da história em quadrinhos será possível tornar a trajetória de Vlado ainda mais conhecida, de forma artística e inovadora, especialmente para crianças e jovens. O Instituto Vladimir Herzog realizará a doação de 300 unidades para escolas municipais de São Paulo, auxiliando os professores a abordarem o assunto de uma maneira diferente.

Financiamento coletivo
O financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de recursos de múltiplas fontes para a realização de projetos. Na página da iniciativa, qualquer pessoa pode contribuir com valores a partir de vinte reais e, além de receber as contrapartidas, que variam desde o nome na lista de agradecimentos até um exemplar de todos os lançamentos da Editora Instituto Vladimir Herzog, ajudar na luta pela dignidade humana, pela liberdade de expressão e pela democracia.
Para viabilizar o projeto, o Instituto Vladimir Herzog precisa arrecadar 30 mil reais. Desse valor, 34% serão destinados para a impressão, 10% para a tradução, 13% para a distribuição, 30% para taxas administrativas e os outros 13% correspondem ao valor cobrado pelo site Catarse para abrigar a página do projeto.
Saiba mais sobre o projeto e participe: www.catarse.me/vlado_hq

Sobre o Instituto Vladimir Herzog
Criado em 25 de Junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que promovam os valores da democracia, liberdade de expressão, verdade e dignidade humana. Sua fundação se inspirou na trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura, bem como nos principais valores ligados a essa trajetória: democracia, liberdade e justiça social. Tendo como bandeira a frase de Herzog “Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados”, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos, com neutralidade político-partidária.  Mais informações podem ser encontradas no endereço www.vladimirherzog.org
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário