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Voluntários que ensinam crianças a programar jogos e apps realizam campanha de financiamento coletivo no Benfeitoria

Fonte: Code Club Brasil 
Rede mundial de voluntários busca recursos para formalização e expansão das atividades no Brasil; Meta é criar um clube de programação em cada escola brasileira

São Paulo, outubro de 2015 – O Code Club, rede mundial sem fins lucrativos voltada ao ensino de programação para crianças está com seu primeiro crowdfunding no Brasil no ar. O principal objetivo da campanha de financiamento coletivo (vaquinha virtual) no Benfeitoria (https://beta.benfeitoria.com/codeclubbrasil) é arrecadar fundos para formalizar a operação no país. O procedimento é necessário para que a organização possa realizar parcerias e receber recursos de empresas e instituições que queiram contribuir com sua meta no Brasil.

“Nosso sonho é criar um clube em cada escola do país para que as crianças, de todas as classes sociais, tenham a oportunidade de aprender a programar e fazer seus próprios jogos e aplicativos de maneira lúdica e totalmente gratuita. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que um dia isso será realidade”, afirma o líder do Code Club Brasil, Felipe Fernandes.

A rede mundial de voluntários sem fins lucrativos acredita que o ensino de programação para crianças é fundamental em um mundo cada vez mais digital. Se antes saber criar planilhas, utilizar um editor de texto e acessar a internet era um diferencial, hoje isso não é mais o suficiente. “As crianças já nascem cercadas de dispositivos conectados à internet, mas, mesmo sendo nativas digitais, são apenas consumidoras passivas de plataformas fechadas”, analisa Felipe. “Não há limites para a imaginação de uma criança e se elas souberem programar podem dar vida aos seus projetos. É como se ganhassem superpoderes”, completa.

Outra parte do valor arrecadado será utilizada para a realização de ações de incentivo ao ensino tecnológico para crianças, elaboração e tradução de material didático, melhoria dos mecanismos de suporte aos clubes já existentes e na criação e compra do primeiro estoque da loja oficial. Com a venda de camisetas, canecas, adesivos e outros produtos exclusivos, a organização espera gerar uma renda para financiar seu projeto de expansão.

“Até o final do ano queremos criar mais trinta clubes em todo o Brasil, o que deve impactar mais de 600 crianças”, revela Felipe. Hoje, já são 160 code clubs espalhados por todas as regiões do país com uma estimativa de mais de sete mil crianças beneficiadas desde 2013, quando o projeto desembarcou no país.

Para que isso seja possível, é importante que as crianças não se sintam como se estivessem em uma aula qualquer. Por isso, o grupo oferece aos voluntários um material didático lúdico, que estimula a criatividade e a aprendizagem pela descoberta. “Desde o início, as crianças desenvolvem coisas que estão acostumadas, como jogos, animações e páginas na internet. Para elas, tudo é uma grande diversão”, conta Felipe, que também é responsável pelo Code Club do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

Para doar para a campanha, basta acessar o site https://beta.benfeitoria.com/codeclubbrasil, fazer um rápido cadastro e escolher uma das cotas e a forma de pagamento. Os valores variam de R$ 25 a R$ 3 mil e todos que doarem ganham recompensas, como kits de produtos personalizados (camiseta, caneca e camiseta) e a possibilidade de indicar um local para receber um novo Code Club. A plataforma funciona no sistema de tudo ou nada. Se a meta de R$ 12 mil for alcançada no prazo de 60 dias, o Code Club Brasil recebe o dinheiro e os objetivos estipulados são realizados. Se não for, todos os colaboradores recebem seu dinheiro de volta.

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