Pular para o conteúdo principal

CVV promove simpósio sobre prevenção do suicídio. Divulgue!!!!

CVV promove V Simpósio Internacional e II Debate sobre suicídio na mídia

Eventos gratuitos ocorrem próximo ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio no Rio de Janeiro


O CVV é a entidade atua há mais tempo na prevenção do suicídio no Brasil e uma das mais antigas no mundo, com 53 anos completos no início de 2015. Com esse histórico, a instituição sem fins lucrativos e atuação nacional organiza dois eventos com o intuito de gerar discussão e consequente conscientização da população a respeito do assunto na semana de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio
Pelo quinto ano consecutivo ocorre o Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, neste ano na cidade do Rio de Janeiro. As edições anteriores foram realizadas em Guarulhos (SP), São Paulo capital, Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Robert Gellert Paris Junior, presidente do CVV - Centro de Valorização da Vida, comenta que essa alternância de localidades é uma das formas encontradas para aumentar a abrangência do debate. “O silêncio tem se mostrado o maior vilão do aumento dos casos de suicídio em todo o mundo”, comenta Robert que também é membro do Befrienders Worldwide, entidade que congrega iniciativas pela prevenção do suicídio em diversos países. “É preciso quebrar esse tabu, mostrar que suicídio tem prevenção em pelo menos 90% dos casos e estimular que o assunto seja abordado pela imprensa, em escolas, consultórios médicos, instituições religiosas, rodas de amigos e dentro dos lares.”

O V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio ocorre em 11 de setembro com a presença de um representante da Dinamarca, além de profissionais brasileiros com experiência internacional. Formam a mesa: o educador Jeppe Kristen Toft diretor do Livslinien Institute da Dinamarca; Dr. Neury José Botega, psiquiatra da Unicamp – Universidade de Campinas; Dr. Humberto Corrêa, psiquiatra da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e vice-presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia; Dr. Carlos Felipe D’Oliveira, psiquiatra, ex-coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio; e Robert Gellert Paris Junior, presidente do Centro de Valorização da Vida.

II Debate “A dificuldade da abordagem do suicídio na mídia”
No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o CVV realiza o II Debate “A dificuldade da abordagem do suicídio na mídia”, um evento de jornalistas para jornalistas, com a finalidade de discutir os motivos que levam a imprensa a evitar o assunto, e alternativas viáveis para contribuir de forma efetiva com o debate popular e consequente redução nos altos índices de suicídios. Também realizado no Rio de Janeiro, a iniciativa conta com a presença de André Trigueiro, da Rede Globo e autor de um recente livro sobre prevenção do suicídio; Flávia Oliveira, da Globo News; Luis Fernando Correa, médico comentarista da Rede Globo e Rádio CBN; Fernando Molica, do jornal O Dia e Portal IG; e Rodolfo Schneider, do Grupo Bandeirantes.

Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Para se inscrever, basta acessar os links:
V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio – inscrição.
II Debate “A dificuldade da abordagem do suicídio na mídia” – inscrição.

Movimento Setembro Amarelo
Além dos dois encontros na semana do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o CVV está empenhado no movimento Setembro Amarelo, iniciativa estimulada mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio que consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

Diversos endereços do CVV em todo o país vão colocar uma faixa amarela na sua fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.

Qualquer pessoa pode colaborar com o Movimento, com a iluminação ou a identificação da fachada de uma casa ou prédio, promoção de motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para a fanpage do CVV (https://www.facebook.com/cvv141poderão ver o material compartilhado no Facebook. Algumas dessas fotos serão enviados ao IASP que vai reunir as principais ações ao redor do mundo.


Serviço – Simpósio e Debate sobre prevenção do suicídio

II Debate “A Dificuldade da abordagem do suicídio na mídia”

Data: 10 de setembro de 2015 (Dia Mundial de Prevenção do Suicídio)
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Av. República do Chile, 65 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições pelo link
Participação gratuita

Participantes:

André Trigueiro (mediador)
Jornalista da Rede Globo, colunista do G1, ex-âncora do Jornal das Dez da Globo News, professor de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, autor de diversos livros, sendo o mais recente sobre prevenção do suicídio (Viver é a melhor opção).

Flávia Oliveira
Jornalista especializada em economia e indicadores sociais, colunista da editoria Sociedade do jornal O Globo, comentarista do programa Estúdio i da Globo News.

Luis Fernando Correa
Médico especialista em Clínica Médica e Terapia Intensiva e MBA em Gestão de Saúde, comentarista sobre saúde da Rede Globo e da Rádio CBN.

Fernando Molica
Editor e colunista do jornal O Dia e do Portal IG, teve passagens pelo O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Fantástico. É autor de diversos livros, ex-diretor da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo,  organizou e coordenou o MBA em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira da Fundação Getúlio Vargas.

Rodolfo Schneider
Diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes no Rio de Janeiro, âncora da Rádio Band News e colunista do jornal Metro.


V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio

Data: 11 de setembro de 2015
Horário: 14h às 18h
Local: Av. República do Chile, 65 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições pelo link
Participação gratuita

Temas e Participantes:

Robert Gellert Paris Junior (coordenador)
Presidente do Centro de Valorização da Vida e membro do conselho do Befrienders Worldwide.

Prevenção do suicídio e atendimento via chat
Jeppe Kristen Toft
Educador, diretor do Livslinien Institute, entidade dinamarquesa que trabalha na prevenção do suicídio, coordenador da região Europa do Befrienders Worldwide.

Crise suicida – avaliação e manejo
Dr. Neury José Botega
Médico psiquiatra com pós-doutorado pela Universidade de Londres. Professor da Unicamp, pesquisador e autor de livros sobre a interface entre a psiquiatria e outras especialidades médicas, prevenção do comportamento suicida, e qualidade de vida.

Vencer o estigma para prevenir - aspectos culturais e históricos do comportamento suicida
Dr. Humberto Corrêa
Médico psiquiatra com pós-doutorado pela Université Paris-Decartes-Hopital Sainte Anne em Paris. Professor da UFMG, vice-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, presidente da Rede Mundial de Suicidólogos (2008-2010), vice-presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia (2007-2015).

A imitação e o contágio - o caso de Cotriguaçu/MT
Dr. Carlos Felipe D’Oliveira
Médico psiquiatra com mestrado em ciências da saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio (2006 – 2009), representante brasileiro no IASP – Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (2006 – 2008), coordenador de saúde no Mercosul (2007 – 2012) e consultor internacional de projetos de saúde.


Sobre o CVV

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Outras informações também podem ser obtidas na nossa página www.facebook.com/cvv141

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Comentários

  1. eu não gosto do atendimento da cvv

    o atendente apenas repete o que você diz,parece que ele nem lê,o que você escreve

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr