{lang: 'en-US'}

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Concurso de fotografia do Planetário da Gávea: Olhe para o céu.




Bem vindo ao concurso Olhe Para o Céu 2015!

    Aponte as lentes de sua câmera fotográfica para o céu, usando ou não um telescópio, e nos mostre um pouco de sua maneira de ver o cosmos.
O Olhando Para o Céu e o concurso de astrofotografia do Planetário. Nosso objetivo é incentivar a encantadora atividade de fotografar o céu, registrar e compartilhar imagens que nos fazem sorrir e pensar na beleza da natureza.

O concurso possui três categorias:

1 - Céu e Paisagem
Fotografias que mostrem objetos celestes (Sol, Lua, planetas, e/ou estrelas) mais detalhes da paisagem terrestre, naturais ou não, como montanhas, árvores ou edificações;

Exemplos de foto da categoria 1:


(Foto por Terrance Dickinson - THE CANADIAN PRESS/HO, http://news.nationalpost.com/news/light-pollution-quick-facts-734271 )


2 - Objetos do Sistema Solar com Telescópio
Imagens obtidas a partir de câmera adaptada ao sistema focal de um telescópio com, no máximo, 12 polegadas ou 35 centímetros de abertura, mostrando qualquer objeto pertencente ao Sistema Solar;

Exemplo de foto da categoria 2:



3 - Objetos de Céu Profundo
Imagens obtidas a partir de câmera adaptada ao sistema focal de um telescópio com, no máximo, 12 polegadas ou 35 centímetros de abertura, mostrando objetos considerados “objetos de céu profundo”, como nebulosas, aglomerados estelares e galáxias.
Exemplo de foto da categoria 3:


As fotografias devem ser enviadas para o email olheparaoceu2015_planetario@rio.rj.gov.br, em formato JPG até o dia 20 de junho de 2015, contendo as seguintes informações:

Nome completo do autor;



Data e local onde a foto foi tirada;


Identificação do objeto fotografado (nome ou sua identificação em catálogo. Exemplo: Plêiades ou M45).


Título da foto (opcional);



Fabricante e modelo da câmera fotográfica;



Descrição da lente e tempo de exposição;



Fabricante e Modelo do telescópio (se utilizado)



Abertura do telescópio (se utilizado).


Fique atento para o nome do arquivo! Ele deverá ser composto pelo primeiro e último nome do fotógrafo, seguido do número da categoria em que a foto está sendo escrita, de acordo com o item 3.1. Exemplo: se o nome do fotógrafo é Silvio Carvalho Ferreira, e ele está inscrevendo uma foto na categoria “Objetos do Sistema Solar Com Telescópio”, o nome do arquivo da foto será: silvioferreira2.jpg.

Antes de participar, leia o edital: 

Boa Sorte, e divirta-se!
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário