Pular para o conteúdo principal

Programação do Centro Cultural dos Correios. Exposições imperdíveis!



Memorabilia - Amador Perez - 40 Anos” 
A exposição comemora a trajetória do artista carioca na arte contemporânea brasileira. 
Apresentando mais de 100 obras, realizadas entre 1976 e 2014, Amador Perez propõe uma reflexão sobre a materialidade e singularidade da obra de arte e sua reprodução, e a imaterialidade e multiplicidade da imagem, utilizando técnicas manuais e digitais em uma fusão de linguagens e criando um jogo interativo entre a sua memória das obras originais e a fantasia do espectador.
Montada em três núcleos, a mostra exibe no primeiro deles, 20 obras recentes e inéditas, uma seleção de 20 imagens de desenhos a grafite da década de 1980, redimensionadas através de impressões sobre telas que, conjugadas a objetos representativos de sua memória afetiva e  projetados pelo autor, constituem uma 'memorabilia' do artista. 
O segundo núcleo apresenta dois 'livros do artista', atuais e inéditos, sobre Nijinski, o mítico e revolucionário dançarino e coreógrafo dos "Balés Russos de Diaguilev", a partir de séries de colagens e desenhos elaborados nas décadas de 1970 e 1980. Uma espécie de 'gabinete de curiosidades', onde se destaca uma carta dirigida a Amador Perez por Tamara Nijinski, segunda filha do bailarino.
A reapresentação da série “Gioventù”, elaborada a partir da obra homônima de Eliseu Visconti, ocupa o terceiro núcleo da mostra. Composta por 63 desenhos a grafite e lápis de cor, realizada na década de 1990 e apresentada em 1998 no Museu Nacional de Belas Artes. Integra-se à mostra, uma gravura que reproduz as dimensões originais da tela de Visconti. 
Ao escolher “Gioventù” - pintura icônica de Visconti - Perez reafirma a atualidade da obra de um dos artistas que anteciparam a modernidade na arte brasileira, pioneiro também do nosso design. Amador identifica-se com a visão futurista de Eliseu, remetendo a sua criação à contemporaneidade.
O artista realizará visitas guiadas e oficinas temáticas relacionadas às suas proposições apresentadas nos três núcleos. As reflexões do público participante, expressas através dos resultados das oficinas, formarão progressivamente um novo núcleo da exposição. 

Serviço: 
“Memorabilia – Amador Perez 40 Anos”
Abertura: 1º de outubro, às 19h
Visitação: de 2 de outubro a 7 de dezembro de 2014, de terça-feira a domingo, das 12 às 19h - GRÁTIS
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21)2253-1580
Patrocínio: Correios
Apoio Cultural: Centro Cultural Correios

 


“Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma” 



Obras de diversas fases do artista sob a temática do feminino do período de 1920 e 1955.
  

A exposição traz para o Rio de Janeiro uma seleção de 37 esculturas e 107 desenhos que representam várias fases e tendências da trajetória do artista. A mostra é dividida em oito conjuntos de acordo com a variante da temática do feminino. As esculturas foram produzidas em mármore, gesso, pedra granítica rolada pelo mar, bronze patinado e bronze polido. As obras são predominantemente nus relacionados ao simbolismo feminino da Terra, a grande Mãe, a deusa Gaia, Geia, dos gregos, o elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora ilimitada. A mostra reúne ainda, em uma sala especial, uma visão inédita de oito painéis de alto e baixo relevo do artista. 
A curadora da exposição Daisy Peccinini destaca: “O importante conjunto de esculturas, em diversos materiais e pertencentes a diferentes momentos de seu percurso artístico, desencadeia um especial convite a vivenciar não só a estética das formas, na presença material dos corpos femininos, mas captar a atmosfera anímica, das obras que o seu criador, o escultor Brecheret, imprimiu na matéria”. 
Para Victor Brecheret Filho, Presidente do Instituto Victor Brecheret, “o repertório desta exposição, em sua riqueza e diversidade, realizada em torno da figura de mulher, é extremamente revelador da alta qualidade da arte de Brecheret, que, aliada a uma percepção e sensibilidade, permite aos que a veem mergulhar em profundidade e extensão na alma feminina.”. 

Serviço: 

“Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma” Abertura: 8 de outubro, às 19h
Visitação: de 9 de outubro a 7 de dezembro de 2014, de terça-feira a domingo, das 12 às 19h – GRÁTIS

Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Lançamento do catálogo e visita guiada com a curadora: 22 de novembro, às 16h.
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21)2253-1580
Patrocínio: Correios
Apoio Cultural: Centro Cultural Correios



“Maria Luiza Leão - Pinturas”



 A mostra reúne cerca de 40 pinturas em acrílico sobre tela, em dimensões variadas, de obras realizadas pela artista nos últimos oito anos. 

Na análise do poeta Alexei Bueno, a diversidade na organização das linhas e das cores da pintura da artista carioca Maria Luiza Leão passa por períodos notáveis. Nos anos 60, as cores fortes dominavam suas telas, com uma força próxima a dos Nabis; Na década seguinte, numa fase pontilhista, remete a um Seurat ou a um Signac; Entre 1980 e 1990, há uma decomposição da imagem em planos geométricos de índole cézanniana, servindo de base a uma belíssima série de naturezas-mortas e paisagens e um dominante intimismo. 
“Tal intimismo persevera nas obras atuais de Maria Luiza Leão, pois nelas parece afirmar-se definitivamente sua tendência de transfiguração da memória, da transformação em obra de arte sensível daquilo que de mais impalpável representa o próprio estofo do nosso ser. Com um uso de cor muito original, sui generis, perfeitamente não realista, às vezes quase hipnótico, a artista transfigura o vivido em objetos de uma beleza quase melancólica, aquela que é consciente da inarredável dissolução de todas as coisas”, enfatiza. 
Serviço: 

“Maria Luiza Leão - Pinturas” Abertura: 8 de outubro, às 19hVisitação: de 9 de outubro a 7 de dezembro de 2014, de terça-feira a domingo, das 12 às 19h - GRÁTIS

Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21)2253-1580
Apoio Cultural: Centro Cultural Correios

CINEMA



“PoliSonoridades”

Música e política em documentários no Centro Cultural Correios

A Mostra PoliSonoridades exibe 12 documentários nacionais, traçando um panorama da produção recente no país sobre música e política, reunindo cineastas da nova geração e consagrados documentaristas brasileiros que optaram por retratar os dois temas, juntos ou separadamente.
“Músicos de vanguarda conseguiram captar e traduzir em composições poéticas e contundentes, os pensamentos, sentimentos e aflições de toda uma geração”, afirma a curadora da mostra, a cineasta Daniela Broitman, que tem na programação o seu premiado documentário “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”. Outros artistas da música destacados nos filmes são Itamar Assumpção, Ney Matogrosso, Dominguinhos e a geração que fez o nome do Circo Voador entrar para a história.
Além desses, o cineasta Silvio Tendler, os atores do filme Cidade de Deus, a Favela da Rocinha, o ex-presidente João Goulart (Jango), a ditadura militar, e a contribuição da Democracia Corintiana e do BRock para o fim da ditadura também estão no epicentro de filmes da mostra PoliSonoridades.
Após a exibição de dois filmes diários haverá debate com os diretores sobre as obras e os temas que elas abordam. Entre os temas dos debates estão irreverência e vanguardismo dos músicos; como os obstáculos pessoais formaram artistas; arte e ativismo, com as participações de Marcelo Yuka e Silvio Tendler; a ditadura militar; a realidade das comunidades, e a luta pela liberdade e a democracia. 
Programação

17 de outubro (sexta-feira)
15h - Daquele Instante em Diante
17h30 - A Farra do Circo.

18 de outubro (sábado)
15h - Olho Nu17h30 - Dominguinhos

19 de outubro (domingo)
15h - A Arte do Renascimento: Uma Cinebiografia de Silvio Tendler17h30 - Marcelo Yuka no Caminho das Setas

23 de outubro (quinta-feira)
15h - Os Advogados contra a Ditadura - Por uma Questão de Justiça
17h30 - Dossiê Jango
24 de outubro (sexta-feira)
15h - Em Busca de um Lugar Comum17h30 - Cidade de Deus - 10 Anos Depois

25 de outubro (sábado)
15h - Setenta
17h30 - Democracia em Preto e Branco
 

Serviço: 
“POLISONORIDADES” – Mostra Documentários
Período: de 17 a 19 de outubro (sexta-feira a domingo) e 23 a 25 de outubro (quinta-feira a sábado)
Horários: sessões às 15h e às 17h30, seguida de debate sobre os dois filmes do dia – GRÁTIS;
Classificação Indicativa: ver na sinopse dos filmes
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21)2253-1580
Patrocínio: Correios
Apoio Cultural: Centro Cultural Correio
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no centro da cidade. Integra o Corredor Cultural, tendo como vizinhos a Casa França Brasil, ao lado, e o Centro Cultural do Banco do Brasil, defronte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr