{lang: 'en-US'}

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Michal Dziekan e sua arte repleta de humor, ironia e o macabro




A grande fuga

Michal Dziekan me surpreendeu pela ironia presente em algumas de suas obras. A primeira ilustração deste post, por exemplo, mostra um senhor com uma dívida gigantesca; ele tenta fugir da mesma forma que Carl Fredricksen (do filme Up - Altas Aventuras), porém com um desfecho menos feliz.


Michal mistura com grande talento o humor, a ironia e o macabro. Algumas de suas obras parecem saídas diretamente de um pesadelo. Mas fica evidente que há críticas e muita inteligência por trás de cada nova ilustração.


Aqui, o ilustrador polonês faz uma severa crítica aos malefícios do fast-food, em especial à rede McDonalds. O cara que está disfarçado de Ronald é muito parecido com o palhaço do filme It - A Coisa. As duas crianças também são uma referência aos personagens Hansel e Gretel (João e Maria) das fábulas.


Este é outro de seus trabalhos com alta dose de sarcasmo e crítica. Papai Noel é dispensado de suas funções por haver uma linha de montagem com robôs que irão fazer seu serviço. A cena revela algo muito comum em tempos de automatismo e produção em massa: a demissão de trabalhadores que não evoluíram a ponto de acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas ou que simplesmente foram demitidos por causa de uma máquina que faz o mesmo serviço em menos tempo.

Conheçam mais do trabalho de Michal através de seu blogspot - Michal Dziekan.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário