{lang: 'en-US'}

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Estudo compara gêmeos e mostra envelhecimento precoce provocado pelo tabagismo.





Fonte: MSN Estadão. Comentários: Franz Lima.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (American Society of Plastic Surgeons, ASPS na sigla em inglês) mostrou a o envelhecimento precoce da face em tabagistas. A constatação foi realizada através da comparação entre fotos de gêmeos idênticos: um fumante e outro não. Os pesquisadores buscaram pessoas com o perfil apropriado no Twin Days Festival, festa que reúne irmãos gêmeos em Twinsburg, Ohio. Foto do 23º Festival de Gêmeos de Ohio, em agosto deste ano.
Um fotógrafo tirou fotos padronizadas de cada dupla, em close-up frontal. Em seguida, cada foto foi analisada por cirurgiões especializados em envelhecimento facial e eles buscaram reconhecer características como flacidez nas pálpebras superiores, bolsas sob os olhos, sulcos ao redor da boca e flacidez nas bochechas. Os cirurgiões não conheciam o histórico tabagista dos participantes. Na foto, dois gêmeos fumantes, porém o da direita fumou 14 anos a mais.


Franz says: não é só a questão do envelhecimento precoce que incomoda. Há o câncer, a perda da potência sexual, doenças respiratórias, o odor característico do cigarro e, claro, as despesas cada vez mais altas. Não há benefício no vício do cigarro, apenas perdas para os usuários e as pessoas que os cercam. Espero que esse estudo ajude a incentivar o afastamento definitivo desse mal que é vendido livremente em todo o mundo.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário