Pular para o conteúdo principal

Chico Bento - Pavor Espaciar: a retomada da infância na arte de Gustavo Duarte.

Por: Franz Lima.
A mais recente Graphic MSP recebeu a arte do fantástico Gustavo Duarte. O artista é uma das mais gratas surpresas do selo Graphic MSP. 
Resumidamente, a história trata de uma noite a mais para os primos Chico Bento e Zé Lelé na Vila da Abobrinha, mas a tranquilidade da roça será radicalmente mudada. 
Assim que os pais de Chico partem para fazer uma visita a um parente, Chico e Zé ficam em casa lendo seus gibis (Spirit e a Turma do Snoopy (Peanuts) são alguns deles, mas o destaque fica por conta de Có!, publicação onde Gustavo trabalhou) tendo além da companhia um do outro, a presença do porco Torresmo e da galinha Giserda que são um show à parte. Eles não imaginam que estavam sendo vigiados por alienígenas que, repentinamente, invadem a casa e abduzem os primos e seus bichinhos. 
A partir daí nós, leitores, somos bombardeados com referências à cultura pop, citações históricas e a presença de personagens do universo criado por Mauricio de Sousa. Tudo ricamente ilustrado e colorido.
Gustavo mostrou ter um ótimo conhecimento das histórias de Chico Bento, pois manteve a essência dos enquadramentos, evitou o excesso de detalhes em cenas (focando a atenção do leitor para a trama e não para a arte-final) e brindou-nos com uma aventura simples como o povo do interior, porém repleta de emoção. A arte dele leva o leitor a ver a HQ como um storyboard, tal é o ritmo de ação presente. 
Leiam e observem com atenção cada quadro e neles encontrarão detalhes que se perdem em uma leitura mais apressada. Assumam a atitude de um homem da roça e aprendam a admirar as nuances e belezas de Pavor Espaciar, tal como o caipira faria com as coisas que o cercam.
Gostei demais desta história, ainda que ela não tenha o ritmo mais aventureiro e dinâmico de Astronauta: Magnetar ou a arte mais emotiva de Laços. Contudo, aventura e emoção também estão presentes de forma magistral em Pavor Espaciar
Como se trata de uma aventura onde alienígenas abduzem humanos (e animais), nada mais justo que a presença de uma espaçonave e até de robôs. É no espaço interno da nave que temos as grandes surpresas, incluindo passagens para áreas desconhecidas e várias referências aos mistérios que a humanidade não encontrou solução. 
Não esperem abrir uma revista onde o compromisso com a seriedade seja algo obrigatório. Esta é uma HQ para divertir, uma história que o público adulto pode ler sem o menor problema e que também será entendida e apreciada pela criançada. 
Definitivamente, o espírito do personagem Chico Bento foi mantido e é esse o ponto forte da revista e da criação de Mauricio de Sousa. 
Que venham muitas outras Graphics MSP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr