{lang: 'en-US'}

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lista de Compras: Zelota - o livro que questiona a imagem de Cristo como líder espiritual pacífico.





"Zelota: A Vida e a Época de Jesus de Nazaré", escrito pelo iraniano-americano Reza Aslan, busca o Jesus histórico na Palestina de 2.000 anos atrás. Aslan questiona a imagem de Jesus como um mestre espiritual pacífico que foi promovida pela Igreja.
Segundo o autor, Jesus era politizado e foi capturado, torturado e executado por ameaçar a ordem estabelecida. Ele viveu na época dos zelotas, um grupo de nacionalistas radicais que consideravam a resistência aos romanos um dever sagrado.
Para o líder católico, a imagem do Cristo revolucionário foi difundida nos anos de 1960, quando intelectuais interpretaram algumas passagens como atos políticos.A ideia contradiz "Jesus de Nazaré: da Entrada em Jerusalém até a Ressurreição", de Joseph Ratzinger. No livro, Bento 16 escreve que Jesus "não vem [ao mundo] empunhando a espada de um revolucionário".
Em julho deste ano, Aslan protagonizou o que foi chamado de "a entrevista mais constrangedora de todos os tempos". Na conversa ao vivo, Laura Green, âncora da Fox News, questionou o direito de um muçulmano de escrever sobre a vida do fundador do cristianismo.
Estudioso das origens do cristianismo há duas décadas e graduado nas universidades Santa Clara, Harvard e Iowa, ele é Ph.D. em história das religiões e professor da Universidade da Califórnia.

Franz says: um livro que é aparentemente muito interessante e que ganha ares de obra importante por ser escrita por um renomado historiador. O fato de ser muçulmano não impediu que Reza tenha estudado cristianismo com mais afinco até do que um cristão. A abordagem diferenciada da figura de Cristo deve ser considerada, principalmente se levarmos em conta que essa visão do Redentor pode ser realmente a que lhe foi atribuída em sua época. Mas o mais interessante é que não há desrespeito na abordagem e descrição do Messias por parte do autor.
Polêmicas à parte, creio que o livro traz um conteúdo relevante para cristão e não-cristãos.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.. ..acesse o link da livraria cultura ou da saraiva e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir