{lang: 'en-US'}

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resenha do livro: 'O mundo mágico do Senhor dos Anéis', de David Colbert.




Por: Franz Lima.
 
Este livro é o que eu considero, honestamente, como o ponto de partida, o estímulo para quem ainda não conhece as obras de J. R. R. Tolkien. Apesar do título dar ênfase à trilogia, a verdade é que esta obra aborda (bem superficialmente, ressalto) as principais obras de Tolkien. Antes de abordar, repito, ela é um pequeno aperitivo com curiosidades capazes de levar o leitor a buscar conhecer as referidas obras literárias.
Apesar de ter apenas 187 páginas, com muitas ilustrações, o livro não é algo a ser desprezado. Nas poucas páginas, somos levados aos mitos, mistérios e curiosidades que envolvem o método de escrita e criação do consagrado autor. Fatos relevantes e um pouco de história também são vistos. A grande gama de obras de referência, o apoio das obras cinematográficas e a escrita fácil e fluente de Colbert tornam mais simples ler.
Já tinha essa obra há algum tempo comigo, todavia jamais me dispus a ler. Recentemente, motivado pela adaptação de 'O Hobbit', tirei-o da prateleira e tive a grata surpresa. 
O conteúdo pode ser pequeno e um tanto superficial, porém é uma fonte capaz de influenciar não só a leituras das obras de Tolkien como, também, a busca por sua biografia e os documentos que a embasaram. Claro, as correspondências - documentos históricos - são outra fonte de pesquisa que foram muito citadas.
Um bom livro, boas citações e o primeiro passo para um Universo criativo que merece ser explorado por você, leitor.

Ficha Técnica:
Editora Sextante.
Autor: David Colbert
Título nacional: O mundo mágico do Senhor dos Anéis: mitos lendas e histórias fascinantes.
187 páginas. 
ISBN: 8575420356


←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Passaria longe desse! E ainda passo, mesmo com tua crítica positiva.
    Acredito que tudo o que preciso saber sobre a Terra Média foi apresentado por Tolkien.

    ResponderExcluir