{lang: 'en-US'}

domingo, 12 de maio de 2013

Lançamentos da semana da Editora Companhia das Letras.





Intervenções, de Kofi Annan (Trad. Donaldson M. Garschagen)
Kofi Annan tem sido ao mesmo tempo testemunha e protagonista dos mais decisivos acontecimentos históricos das últimas décadas. Neste aguardado livro de memórias, o primeiro africano negro a ocupar o cargo de secretário-geral da ONU pontua a narrativa de sua fecunda trajetória de diplomata e mediador de conflitos com análises penetrantes e realistas do cenário geopolítico mundial. Vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2001, ao lado da própria ONU, pelo notável trabalho na resolução de disputas armadas e no combate ao HIV/AIDS, Annan realiza um balanço crítico de sua atuação à frente da organização multilateral responsável pela manutenção da paz e pela promoção dos direitos humanos em escala planetária. Intervenções expõe os bastidores da diplomacia das grandes potências ao destacar temas centrais das relações internacionais no século XXI como o conflito israelo-palestino, as “guerras contra o terrorismo” e a erradicação da miséria.


Obras completas, volume 9, de Sigmund Freud (Trad. Paulo César de Souza) Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o caso do “Homem dos ratos”) é um dos cinco grandes casos clínicos relatados por Freud. Seu protagonista é um jovem advogado que sofre de sintomas clássicos de neurose obsessiva, como ideias terríveis que sempre retornam e que requerem o cumprimento de certos rituais para que não se tornem realidade. Uma dessas obsessões — que veio a caracterizar o paciente — é a de que um suplício oriental envolvendo ratos será infligido a seu pai e à mulher que ama. Freud busca elucidar as origens infantis dessa neurose e os sentimentos ambivalentes que a governam. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci é o mais célebre e controvertido estudo psicanalítico de uma personalidade artística. A recordação a que o título se refere se encontra nas anotações de Leonardo: quando este era criança, ainda no berço, um pássaro teria se aproximado e batido com a cauda várias vezes em sua boca. Com base nessa e noutras informações, Freud vê relações entre a arte de Leonardo e sua infância muito peculiar, e oferece uma explicação psicanalítica para a homossexualidade do autor da Monalisa.

Portfolio-Penguin

Os limites do possível, de André Lara Resende
Em Os limites do possível, André Lara Resende reúne pela primeira vez seus ensaios e reflexões sobre os rumos da economia contemporânea. Um dos mais importantes economistas brasileiros, Lara Resende questiona dogmas da teoria e da política econômica, analisa em profundidade a crise financeira de 2008, além de abordar temas essencialmente nacionais, como a peculiaridade da inflação e da alta taxa de juros brasileira. Com elegância, consistência e erudição, os ensaios aqui reunidos apresentam uma análise contundente da economia atual, levando-nos — invariavelmente — a pensar além da conjuntura.

Clique: como nascem as grandes ideias, de Frans Johansson (Trad. Peterso Rissatti)
Pode parecer pouco plausível e mesmo desconcertante que o sucesso seja tão dependente de circunstâncias. É possível que o crescimento vertiginoso da Microsoft nos anos 1990 seja resultado de um momento de insight? A genialidade de Picasso pode ser atribuída a uma série de apostas intencionais? O sucesso de uma empresa como a Pfizer pode acontecer pela atuação de forças complexas? Talvez aquilo que consideramos visão, brilhantismo, estratégia e planejamento seja, em última instância, obra da aleatoriedade. Em Clique: como nascem as grandes ideias, Frans Johansson mostra ao leitor como incorporar a incerteza no centro da execução da estratégia. O mundo sempre se comportou de um jeito imprevisível, e isso nunca foi tão real quanto hoje. Mas isso significa que qualquer um pode mudar o mundo das formas mais inesperadas. Uma oportunidade pode se apresentar num piscar de olhos. Pode acontecer quando você menos espera. Pode acontecer num instante.

Editora Seguinte

A queda dos reinos, de Morgan Rhodes (Trad. Flávia Souto Maior)
Nos três reinos de Mítica, a magia estava esquecida desde tempos imemoriais. Depois de séculos de uma paz mantida a muito custo, certa agitação começa a emergir. Enquanto os governantes lutam cegamente pelo poder, seus súditos têm suas vidas brutalmente transformadas com a eclosão repentina da guerra. É assim que o destino de quatro jovens — três herdeiros e um rebelde — acabam interligados para sempre. Cleo, Jonas, Lucia e Magnus vão ter de lutar, cada um à sua maneira, em um mundo revirado pela guerra, onde imperam traições inesperadas, assassinatos brutais, alianças secretas e paixões arrebatadoras.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário