Pular para o conteúdo principal

Quando o tempo clama por nossos heróis.

Quando o tempo clama por nossos heróis.
Por Franz Lima
 
Não sei como vocês são, suas idades ou o que curtem (exceto as leituras do Apogeu), mas creio que a maioria tem a faixa etária abaixo da minha (estou com 41 anos). Também não sei explicar o que anda passando por minha mente, pois tenho tido uma sensação constante de perda, motivada, em grande parte, pela morte de muitos dos que aprendi a admirar. O tempo continua correndo, indiferente a mim e, durante esse transcorrer, acompanhei muitas despedidas tristes.
Contudo, não apenas as pessoas próximas, familiares, partiram. Diversas personalidades públicas foram levadas pelo tempo, vítimas da inevitável morte.
Chico Anysio, Chico Xavier, Steve Jobs, Eric Hobsbawm, Renato Russo, Michael Clarke Duncan, Millôr, Rogério Cardoso, Ray Bradbury, José Saramago, Nair Belo... são muitos os nomes de pessoas que fizeram parte da minha vida e, contrariando minha vontade, partiram. É inevitável a sensação de saudade que essas mortes criam. Também é i­nevitável a percepção de que somos cada vez mais mortais. Sim, pois quando jovens, a mente e a confiança em nossa "invulnerabilidade" trabalham para que sejamos prepotentes, quase arrogantes.
Ontem (28/11/12), a notícia do estado de saúde de Joelmir Beting me alertou sobre o que falo agora. Novamente a idade avançada, e as sequelas implicadas pelo transcorrer dos anos, causaram-me espanto. É estranho ver ícones, pessoas que admiramos, adoecerem e - em alguns casos - morrerem. Não que haja algo de diferente nisso (todos morreremos), porém é a velocidade com que isso acontece, a forma como inteligências e histórias brilhantes são apagadas de nosso convívio que me assustam. Talvez, inconscientemente, eu tenha medo de que a dama silenciosa também me abrace. É provável que os anos me levem a pensar mais e mais na partida, naquilo que abandonarei contra minha vontade.
Mas quanto conta minha vontade?
Hoje despertei com a notícia da morte de Joelmir Beting. Algo, de certo modo, inesperado. Mas nada do que eu diga pode alterar o fato. Como também nada do que eu faça irá evitar minha morte ou a morte de quem admiro ou amo. Isso é viver. Isso é morrer.
Resta-me apenas viver com plenitude. Aproveitar os bons momentos, aprender com os maus e, com o tempo, descartá-los. Felicidade é a colheita das pequenas alegrias, o somatório delas. Felicidade é aprender com os traumas e obstáculos, mas legar um canto bem escuro do esquecimento para eles.
Cedo ou tarde minha vontade será esquecida e, inevitavelmente, serei convocado para a longa viagem. Contudo, meu legado (tal como os ícones e pessoas que amei deixaram) ficará para os que nutrem amor por mim. Serei muito mais que uma memória, ainda que o tempo faça com que me esqueçam. Quando algo trouxer novamente minha lembrança à tona, então estarei novamente vivo. Que as gerações seguintes aprendam que, um dia, eu amei como cada um que delas faz parte.
O tempo é frio e não poupa ninguém. Mas o calor de quem ama e a saudade que habita corações é forte o suficiente para perpetuar até os mais anônimos. Assim, quando o tempo clamar por nossos heróis ou por pessoas próximas a nós, resta-nos a certeza de que suas histórias podem ficar para sempre vivas... em nós e naqueles que nos sucederem.

Ad Infinitum.



Comentários

  1. Não sei pq, mas me lembrou o seguinte episódio do escriba café:
    http://www.escribacafe.com/podcast-no63-em-busca-de-um-heroi/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não baixei para ouvir, mas o Escriba sempre tem ótimos podcasts...

      Excluir
  2. Há uma frase costumeiramente atribuída a Charles Chaplin que diz o seguinte:

    "A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso."

    Como ainda não é possível reverter o processo, nem ser mais esperto que a dama de negro, e sabendo que a vida é sempre um romance com um final trágico, então, como bem diz o texto, procuremos ver o lado bom e pensar que se a pessoa morre, seus feitos não se apagam; apenas a tocha poderá continuar a ser conduzida se um dia foi acesa. Na verdade todos esses continuarão vivos na medida que os cultivarmos na nossa própria vida.

    "Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer amanhã." James Dean

    Nós somos como a estrela que brilha: pode ser que nem exista mais, mas a luz ainda pode chegar longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário pertinente, meu amigão. A vida e a morte são tabus em proporções diferentes, mas sempre serão polêmicas ao extremo. Mas o final de sua análise é uma grande dica para os que desejem dar um maior sentido ao seu tempo aqui na Terra.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr