Pular para o conteúdo principal

Emoção marca a promoção da primeira mulher na Marinha ao posto de Contra-Almirante.

Matéria originalmente publicada no G1. Texto de Janaína Carvalho.

Dalva Mendes é da primeira turma de mulheres oficiais a entrar na Marinha. Família de militar ressalta perfil conciliador e rígido da oficial.

Dalva Maria Carvalho Mendes recebe a nova platina do vice-almirante Celso Barbosa Montenegro (Foto: Janaína Carvalho)
Em uma cerimônia de pouco mais de cinco minutos, Dalva Maria Carvalho Mendes, a primeira mulher da história a ocupar um cargo de oficial general das Forças Armadas, recebeu a platina de contra-almirante na manhã desta segunda-feira (26). A solenidade foi realizada no Hospital Naval Marcílio Dias, onde Mendes trabalhou como médica anestesista durante muitos anos. Contra-almirante é a primeira patente entre os oficiais generais - as demais são vice-almirante, almirante de esquadra e almirante, sendo que este último, o mais importante, só existe em época de guerra.
Visivelmente emocionada, a contra-almirante afirmou que não fazia ideia do que a aguardava. “É uma alegria imensa, nem eu tinha ideia de que seria assim. É uma honra, estou muito feliz. Como militar, com certeza esse era o sonho da minha vida”.
Sobre o fato de uma mulher pela primeira vez ocupar o posto mais elevado das Forças Armadas, ela acredita que a natureza agregadora é o grande diferencial feminino em qualquer função. “Acho que a diferença é esse valor que nós mulheres trazemos a qualquer lugar que estamos. É a cordialidade e o respeito. Nós somos agregadoras de uma maneira geral”.
Além de ser a primeira mulher a ocupar o posto de almirante, Mendes também fez parte da primeira turma do corpo auxiliar feminino de oficiais da Marinha do Brasil, em 1981. Esse, segundo ela, foi o momento mais difícil da carreira. “Naquele momento inicial, tudo era novo. Eu sou da primeira turma e esse, sem dúvida, foi o momento mais difícil”, afirmou Dalva, enfatizando que nunca sofreu preconceito na marinha brasileira pelo fato de ser mulher. “Precisamos parar com essa mentalidade. Precisamos e estamos mostrando que nós temos capacidade e, em função disso, teremos o respeito de todos”.
Durante a cerimônia, Mendes recebeu a platina de contra-almirante do diretor de saúde da marinha e vice-almirante Celso Barbosa Montenegro. Os filhos também participaram da cerimônia e se disseram honrados em ver a mãe chegar a um lugar de destaque nas Forças Armadas.

“É uma sensação indescritível, até mesmo porque nunca tinha visto antes”, brincou a filha Luciana Carvalho Mendes, que segue os passos da mãe e atualmente é 1º tenente da Marinha. Segundo ela, a mãe chegou a esse posto devido a muito trabalho. “Ela é muito comprometida e dedicada ao que faz. Em alguns momentos ela precisou abdicar da vida familiar para se dedicar à profissão”, contou a filha.
Para o filho mais velho, Carlos Eduardo Carvalho Mendes, a mãe é um grande exemplo para outras mulheres. “Estou muito orgulhoso, não tenho como descrever isso. Minha mãe é um espelho para outras mulheres. Quem a conhece sabe a pessoa íntegra que ela é. E ela traz isso para dentro de casa e para o trabalho”, afirma o analista de sistema.
De acordo com o filho, a grande admiração que a mãe cativou das pessoas ao longo dos anos tem uma razão: “Ela sempre foi uma pessoa muita justa, que olhava para todos os lados e analisava as questões. Eu acho que ela faz isso no meio profissional e pessoal e é por isso que eu acho que ela tem tantos admiradores por onde passa”, afirmou Carlos, destacando ainda que, apesar de militar, Dalva sabe ser extremamente carinhosa, mas é exigente quando necessário. “Ela sabe ter aquele olhar onde não é preciso falar uma palavra feia para a gente saber o que ela quer”.

Dalva Mendes foi promovida a almirante pela presidente Dilma Rousseff na sexta-feira (23) e passou a vigorar no domingo (25). A decisão foi tomada após reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e os comandantes das Forças Armadas Julio Soares de Moura Neto (Marinha), Enzo Martins Peru (Exército) e Juniti Saito (Aeronáutica).

Terceiro posto mais importante da Marinha
A oficial Dalva deixou o cargo de capitão-de-mar-e-guerra para assumir o terceiro posto mais importante da Marinha, o de contra-almirante, que simboliza duas estrelas. O comandante da Marinha, chamado de almirante-de-esquadra, tem quatro estrelas. O posto de cinco estrelas só é assumido em caso de guerra.

O posto de contra-almirante que a oficial Dalva assumirá corresponde ao de general-de-brigada no Exército e ao de brigadeiro na Aeronáutica. Atualmente há 2.882 oficiais mulheres na Marinha, o que representa 33% do quadro total de oficiais, segundo informações da Marinha.
Além do nome de Dalva, Dilma assinou a promoção de outros oficiais das três forças, que deverão se apresentar à presidente, no Palácio do Planalto, porém sem data definida.
Perfil
A contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, 56 anos, é carioca, viúva, tem dois filhos e ingressou na Marinha em 1981. Médica anestesista, chegou ao cargo de vice-diretora do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, em 2007. Em 2009, assumiu o posto de capitão-de-mar-e-guerra e atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória.

Extrato do B.O.N.O. (Boletim de Ordens e Notícias) da Marinha do Brasil, de 26 de novembro de 2012:

COMANDANTE DA MARINHA
I – Promoção de Almirantes - Foram promovidos ao posto de Contra-Almirante, por Decreto Presidencial, contando antiguidade a partir de 25 de novembro de 2012, a Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) DALVA MARIA CARVALHO MENDES e o Capitão-de-Mar-e-Guerra OSCAR MOREIRA DA SILVA FILHO.

Franz says: não sei se todos sabem, mas sou militar da Marinha do Brasil. Conheço o trabalho desenvolvido pela agora Contra-Almirante Dalva e afirmo que a promoção recebida é merecida, principalmente por seu trabalho diante da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, onde o atendimento à criança especial é um dos destaques e um dos serviços de grande relevância que a Policlínica disponibiliza para militares e seus dependentes. Outra característica favorável é a transparência na gestão e o primor pelo atendimento sem distinção entre postos ou graduação. 
Desejo muito sucesso a ela e espero que esse avanço se extenda aos outros quadros que ainda não tem o privilégio de ascender ao Almirantado.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr