{lang: 'en-US'}

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Divulgação: Festa Literária do Sertão de Jequié. Prestigie.




A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb (Proex), juntamente com a Academia de Letras de Jequié (ALJ), chancelam a Festa Literária do Sertão de Jequié, a ser realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, com a curadoria do escritor e jornalista Domingos Ailton. Esta é a primeira vez que uma cidade do sertão baiano terá uma festa literária, que reunirá nomes importantes da literatura e de outras linguagens artísticas do país. Na ocasião, o centenário de nascimento de Jorge Amado e de Luiz Gonzaga será lembrado pelo evento, que homenageia o escritor baiano.
Na programação constam a participação do presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), o escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho, que irá proferir a conferência “A Literatura no contexto atual do Brasil”. Botelho também fará parte de uma mesa redonda juntamente com a jornalista e escritora carioca Rogéria Gomes, e os jornalistas e escritores baianos Carlos Ribeiro e Carlos Souza, sobre literatura e jornalismo. Já o escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito ministrará a oficina “Mitologia Brasileira”, e o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Erisvaldo Pereira dos Santos irá conduzir a palestra “Religião de matriz africana na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto ‘O compadre de Ogum’”.

O cineasta Tuna Espinheira, que levou o romance Cascalho, de Herberto Sales, para o cinema, debaterá sobre o processo de adaptação de uma obra literária para as linguagens cênica, cinematográfica e televisiva, com a escritora Rogéria Gomes e o vice-coordenador do curso de Teatro da Uesb, Roberto de Abreu. A obra de Jorge Amado será debatida pelo escritor e jornalista Domingos Ailton e pela professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) da Uesb, Adriana Abreu.  Já a relação de Jequié com a contracultura dos anos 60 será tema de debate entre os cineastas Tuna Espinheira e Robison Roberto e o artista plástico Dicinho.

Valdeck Almeida de Jesus
Os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza debaterão sobre o processo de produção e circulação de um livro. O poder de transformação da literatura terá como debatedores os escritores Domingos Ailton, Carlos Ribeiro Morgana Gazel e a professora do DCHL da Uesb, Zilda Freitas. Cultura nacional, modernidade e globalização será o tema da palestra do professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Luciano Costa Santos.

A história de vida e a produção literária do cordelista Cuíca de Santo Amaro serão mostradas em palestra e exibição de filme por parte do jornalista e documentarista Josias Pires, autor da série da TVE Bahia “Singular e Plural”. No primeiro dia da festa literária serão empossados novos membros da Academia de Letras de Jequié. O público presente na festa literária terá oportunidade também de participar de oficinas de criação literária como a oficina de crônica, que será ministrado pelo escritor e professor da Uneb, Vitor Hugo Martins. Após suas respectivas palestras os escritores lançarão e autografarão seus livros. 

PROGRAMAÇÃO: 

29 de Novembro

Horário Evento
Local: Anfiteatro “A Lenda” da UESB - Campus de Jequié
08h00 Painel 1: Mitologia Brasileira -  Mouzar Benedito com mediação de Domingos Ailton
09h00 Lançamento  de livro: Coleção  Mitologia Brasílica, de Mouzar Benedito e Ohi
09h30 Exibição de filme: Documentário  Ambiente Natural e Memória de Contendas do Sincorá, de Domingos Ailton.
10h40 Painel 2: Paulo Coelho – O Mago da Literatura -  Carlos Souza Yeshua com mediação de Júlio Lucas.
11h30 Lançamento de livro:  Carta ao Presidente-Brasileiros em busca da cidadania- Organização: Carlos Souza.
Atividade cultural
14h00 Painel 3:  A razão como base para desenvolvimento da consciência  - Maribel Barreto com mediação de Adilson Gomes.
15h00 Lançamento   de livro:  Ensaios sobre Consciência, de  Maribel Barreto.
15h30 Painel 4: A história de  Luís Gama  - Mouzar Benedito  com mediação de Jorge Barros.
16h30 Lançamento de livro:  Luiz Gama, libertador de escravos, e sua mãe libertária, Luíza Mahin, de     Mouzar Benedito
16h40 Exibição de filme: Documentário  Caçadores da Alma
17h00 Lançamento de  livro: Natureza Viva, de Robinson Roberto.
17h30 Painel 5:Antes do Passado, o silêncio que vem do Araguaia: memória, verdade e história brasileira – Liniane Haag Brum com mediação de  Domingos Ailton.
18h30 Lançamento de livro: Antes do Passado - o silêncio que vem do Araguaia, de Liniane Haag Brum.
Local: Auditório Seminário II da UESB – Campus de Jequié
14h00 Oficina de poesia: Da poesia de Grande Sertão: Veredas ao Sertão de Jequié  – Maria Lúcia Martins Ribeiro.
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
19h30 Painel 6:Curiosidades do Jornal A Tarde – Heloísa Sampaio, Carlos Ribeiro  e Marjorie Moura, com mediação de Wilson Novaes Junior.
20h30 Homenagem ao Jornal A Tarde – Domingos Ailton
21h00 Homenagem a Luís Cotrim – Ivonildo Calheira e Domingos Ailton
21h30 Exibição de  filme  inédito:   Luís Cotrim, de Robinson Roberto

30 de Novembro

Horário Evento
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
08h00 Painel 7: Luiz Gonzaga: ícone do Nordeste – Robinson Roberto, César  Rasec, Lourival Eça e Carlos Éden, com mediação de Domingos Ailton.
10h00 Exibição de filme: Documentário Cine Jequié, de Robinson Roberto.  
11h00 Painel 8: O regional que se torna universal – Domingos Ailton e Jeanne  Paganucci, com mediação de Zilda Freitas.
14h00 Painel 9: Poética visual na  internet: a experiência das Concrecoisas -  César  Rasec,  com mediação de Adilson Gomes.
15h00 Painel 10: O poder de transformação da literatura -  Domingos Ailton, Carlos Ribeiro Morgana Gazel, com mediação de Carlos Souza.
16h40 Lançamento de livro: Enseada do Segredo, de Morgana Gazel.
17h00 Exibição de filme: Cascalho, de Tuna Espinheira.
19h30 Painel 11: As adaptações literárias para o teatro, o cinema e a televisão - Tuna Espinheira, Rogéria Gomes, Guido Araújo,  Robério Lima  e Joaquim Botelho, com mediação de Domingos Ailton.

1º de Dezembro

Horário Evento
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
08h00 Painel 12: Jequié e  a contracultura dos anos 60 -   Tuna Espinheira,  Robinson Roberto,  Dicinho e Haroldo Lima com mediação de Maria Lúcia Martins.
Local: Sala de aula do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
08h00 Oficina de criação literária: Crônica -  Vitor Hugo Martins.
10h30 Painel 13: Cultura nacional, modernidade e globalização-  Luciano Costa Santos com mediação de Zilda  Freitas.
11h00 Lançamento de livro:  Mário Vário: uma Introdução ao Pensamento de Mário de Andrade, de Luciano Costa Santos.
11h30 Lançamento de livros de autores de Jequié  - Organização: Júlio Lucas.
14h00 Painel 14: Religião de matriz africana  na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto "O compadre de Ogum”, Erisvaldo Pereira dos Santos com mediação de Marilusa Barreto.
15h00 Exibição de filme: O Candomblé na Cidade de Jequié
16h10 Painel 15: O    processo de produção e circulação de um livro - Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza com mediação de Adilson Gomes.
17h10 Painel 16 :  A dimensão da obra de Jorge Amado - Gildeci Leite, Adriana Barbosa,  Bohumila Araújo e  Domingos Ailton com mediação de Zilda Freitas.
18h30 Exibição de filme: Testemunho de um leitor de Jorge Amado, de  Carlos Pronzato.
20h00 Painel 17: A história do teatro no Brasil e as grandes atrizes que marcaram os palcos brasileiros – Rogéria Gomes com mediação de Jorge Barros.
20h40 Lançamento de livro: As Grandes Damas E  Um Perfil do Teatro Brasileiro, de Rogéria Gomes.
21h00 Painel 18: Literatura no contexto atual do Brasil – Joaquim Botelho com mediação de Ivonildo Calheira.
 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário