Pular para o conteúdo principal

Divulgação: Festa Literária do Sertão de Jequié. Prestigie.

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uesb (Proex), juntamente com a Academia de Letras de Jequié (ALJ), chancelam a Festa Literária do Sertão de Jequié, a ser realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, com a curadoria do escritor e jornalista Domingos Ailton. Esta é a primeira vez que uma cidade do sertão baiano terá uma festa literária, que reunirá nomes importantes da literatura e de outras linguagens artísticas do país. Na ocasião, o centenário de nascimento de Jorge Amado e de Luiz Gonzaga será lembrado pelo evento, que homenageia o escritor baiano.
Na programação constam a participação do presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), o escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho, que irá proferir a conferência “A Literatura no contexto atual do Brasil”. Botelho também fará parte de uma mesa redonda juntamente com a jornalista e escritora carioca Rogéria Gomes, e os jornalistas e escritores baianos Carlos Ribeiro e Carlos Souza, sobre literatura e jornalismo. Já o escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito ministrará a oficina “Mitologia Brasileira”, e o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Erisvaldo Pereira dos Santos irá conduzir a palestra “Religião de matriz africana na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto ‘O compadre de Ogum’”.

O cineasta Tuna Espinheira, que levou o romance Cascalho, de Herberto Sales, para o cinema, debaterá sobre o processo de adaptação de uma obra literária para as linguagens cênica, cinematográfica e televisiva, com a escritora Rogéria Gomes e o vice-coordenador do curso de Teatro da Uesb, Roberto de Abreu. A obra de Jorge Amado será debatida pelo escritor e jornalista Domingos Ailton e pela professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) da Uesb, Adriana Abreu.  Já a relação de Jequié com a contracultura dos anos 60 será tema de debate entre os cineastas Tuna Espinheira e Robison Roberto e o artista plástico Dicinho.

Valdeck Almeida de Jesus
Os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza debaterão sobre o processo de produção e circulação de um livro. O poder de transformação da literatura terá como debatedores os escritores Domingos Ailton, Carlos Ribeiro Morgana Gazel e a professora do DCHL da Uesb, Zilda Freitas. Cultura nacional, modernidade e globalização será o tema da palestra do professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Luciano Costa Santos.

A história de vida e a produção literária do cordelista Cuíca de Santo Amaro serão mostradas em palestra e exibição de filme por parte do jornalista e documentarista Josias Pires, autor da série da TVE Bahia “Singular e Plural”. No primeiro dia da festa literária serão empossados novos membros da Academia de Letras de Jequié. O público presente na festa literária terá oportunidade também de participar de oficinas de criação literária como a oficina de crônica, que será ministrado pelo escritor e professor da Uneb, Vitor Hugo Martins. Após suas respectivas palestras os escritores lançarão e autografarão seus livros. 

PROGRAMAÇÃO: 

29 de Novembro

Horário Evento
Local: Anfiteatro “A Lenda” da UESB - Campus de Jequié
08h00 Painel 1: Mitologia Brasileira -  Mouzar Benedito com mediação de Domingos Ailton
09h00 Lançamento  de livro: Coleção  Mitologia Brasílica, de Mouzar Benedito e Ohi
09h30 Exibição de filme: Documentário  Ambiente Natural e Memória de Contendas do Sincorá, de Domingos Ailton.
10h40 Painel 2: Paulo Coelho – O Mago da Literatura -  Carlos Souza Yeshua com mediação de Júlio Lucas.
11h30 Lançamento de livro:  Carta ao Presidente-Brasileiros em busca da cidadania- Organização: Carlos Souza.
Atividade cultural
14h00 Painel 3:  A razão como base para desenvolvimento da consciência  - Maribel Barreto com mediação de Adilson Gomes.
15h00 Lançamento   de livro:  Ensaios sobre Consciência, de  Maribel Barreto.
15h30 Painel 4: A história de  Luís Gama  - Mouzar Benedito  com mediação de Jorge Barros.
16h30 Lançamento de livro:  Luiz Gama, libertador de escravos, e sua mãe libertária, Luíza Mahin, de     Mouzar Benedito
16h40 Exibição de filme: Documentário  Caçadores da Alma
17h00 Lançamento de  livro: Natureza Viva, de Robinson Roberto.
17h30 Painel 5:Antes do Passado, o silêncio que vem do Araguaia: memória, verdade e história brasileira – Liniane Haag Brum com mediação de  Domingos Ailton.
18h30 Lançamento de livro: Antes do Passado - o silêncio que vem do Araguaia, de Liniane Haag Brum.
Local: Auditório Seminário II da UESB – Campus de Jequié
14h00 Oficina de poesia: Da poesia de Grande Sertão: Veredas ao Sertão de Jequié  – Maria Lúcia Martins Ribeiro.
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
19h30 Painel 6:Curiosidades do Jornal A Tarde – Heloísa Sampaio, Carlos Ribeiro  e Marjorie Moura, com mediação de Wilson Novaes Junior.
20h30 Homenagem ao Jornal A Tarde – Domingos Ailton
21h00 Homenagem a Luís Cotrim – Ivonildo Calheira e Domingos Ailton
21h30 Exibição de  filme  inédito:   Luís Cotrim, de Robinson Roberto

30 de Novembro

Horário Evento
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
08h00 Painel 7: Luiz Gonzaga: ícone do Nordeste – Robinson Roberto, César  Rasec, Lourival Eça e Carlos Éden, com mediação de Domingos Ailton.
10h00 Exibição de filme: Documentário Cine Jequié, de Robinson Roberto.  
11h00 Painel 8: O regional que se torna universal – Domingos Ailton e Jeanne  Paganucci, com mediação de Zilda Freitas.
14h00 Painel 9: Poética visual na  internet: a experiência das Concrecoisas -  César  Rasec,  com mediação de Adilson Gomes.
15h00 Painel 10: O poder de transformação da literatura -  Domingos Ailton, Carlos Ribeiro Morgana Gazel, com mediação de Carlos Souza.
16h40 Lançamento de livro: Enseada do Segredo, de Morgana Gazel.
17h00 Exibição de filme: Cascalho, de Tuna Espinheira.
19h30 Painel 11: As adaptações literárias para o teatro, o cinema e a televisão - Tuna Espinheira, Rogéria Gomes, Guido Araújo,  Robério Lima  e Joaquim Botelho, com mediação de Domingos Ailton.

1º de Dezembro

Horário Evento
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
08h00 Painel 12: Jequié e  a contracultura dos anos 60 -   Tuna Espinheira,  Robinson Roberto,  Dicinho e Haroldo Lima com mediação de Maria Lúcia Martins.
Local: Sala de aula do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)
08h00 Oficina de criação literária: Crônica -  Vitor Hugo Martins.
10h30 Painel 13: Cultura nacional, modernidade e globalização-  Luciano Costa Santos com mediação de Zilda  Freitas.
11h00 Lançamento de livro:  Mário Vário: uma Introdução ao Pensamento de Mário de Andrade, de Luciano Costa Santos.
11h30 Lançamento de livros de autores de Jequié  - Organização: Júlio Lucas.
14h00 Painel 14: Religião de matriz africana  na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto "O compadre de Ogum”, Erisvaldo Pereira dos Santos com mediação de Marilusa Barreto.
15h00 Exibição de filme: O Candomblé na Cidade de Jequié
16h10 Painel 15: O    processo de produção e circulação de um livro - Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza com mediação de Adilson Gomes.
17h10 Painel 16 :  A dimensão da obra de Jorge Amado - Gildeci Leite, Adriana Barbosa,  Bohumila Araújo e  Domingos Ailton com mediação de Zilda Freitas.
18h30 Exibição de filme: Testemunho de um leitor de Jorge Amado, de  Carlos Pronzato.
20h00 Painel 17: A história do teatro no Brasil e as grandes atrizes que marcaram os palcos brasileiros – Rogéria Gomes com mediação de Jorge Barros.
20h40 Lançamento de livro: As Grandes Damas E  Um Perfil do Teatro Brasileiro, de Rogéria Gomes.
21h00 Painel 18: Literatura no contexto atual do Brasil – Joaquim Botelho com mediação de Ivonildo Calheira.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr