Pular para o conteúdo principal

Sentimos muito a falta de Heath Ledger, confessa Christian Bale sobre "Batman"

Por Rodrigo Salem
A performance de Heath Ledger, morto em 2008, como o vilão Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008), não rendeu apenas o Oscar póstumo de Melhor Ator ao australiano. Ela também serviu de guia para a realização de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", último capítulo da trilogia dirigida por Christopher Nolan ("A Origem") e com Christian Bale no papel do herói.
"Sempre falamos sobre Heath durante as filmagens, claro. Ele é parte integrante da trilogia e sentimos muito a falta dele", confessa Bale. "Decidi não colocar nenhuma referência [ao Coringa] no filme, porque não queria que houvesse uma comparação ao que Heath fez e o novo vilão", conta Nolan. "Eu queria um adversário diferente para o Batman, alguém que o público não soubesse quem ganharia na briga."
O vilão do novo Batman realmente é o oposto do interpretado por Ledge. Tom Hardy, que trabalhou com Nolan em "A Origem", faz um brutamontes que pertenceu a mesma liga de assassinos que treinou Bruce Wayne antes do bilionário assumir o uniforme do Batman.
"Nos quadrinhos, ele é o único que conseguiu dar um fim ao herói", diz o roteirista Jonathan Nolan sobre o personagem que coloca o Cavaleiro das Trevas em uma cadeira de rodas nas HQs. "O Coringa era um anarquista, não tinha um plano. Já Bane é um terrorista, tem um plano e é assustador."
Com certa liberdade depois de dois sucessos de bilheteria --juntos, "O Cavaleiro das Trevas" e "A Origem" renderam US$ 1,8 bilhão--, Chris Nolan decidiu ir ao extremo na sua visão realista do Batman. "Seria loucura perseguir o fenômeno do longa anterior. Só queria fazer um bom filme", fala Nolan.
Enquanto o primeiro capítulo, "Batman Begins" (2005), foi um recomeço simples para uma saga em decadência, "O Cavaleiro das Trevas" foi sobre os limites da sanidade. Agora, "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" é um filme de guerra urbana e de classes.
Sem revelar muito do roteiro, oito anos depois da morte de Harvey Dent, Batman está "aposentado" e com a cabeça a prêmio pela polícia. Até que o vilão Bane (Tom Hardy) chega para tomar Gotham e se proclamando um "homem do povo". "Não quis fazer um filme político. Mas o que procuro fazer é o filme mais honesto possível. Se o vilão tem ressonância no mundo real é porque ele foi construído de forma genuína. Gosto de trabalhar com o hiperrealismo de Gotham", fala o cineasta, que filmou a maior parte das cenas em Los Angeles e Nova York.
O realismo que marca a série chega ao cúmulo em "O Cavaleiro das Trevas Ressurge". O confronto do Batman com Bane é o mais brutal de uma adaptação de quadrinhos no cinema. "Tom Hardy fez um trabalho fenomenal", diz Bale. "Quando eu chamei Tom para ser Bane, disse: 'Tenho uma boa e uma má notícia. A boa é que tenho esse personagem para você. A má é que ele usa uma máscara". Mas ele entendeu e viu pelo lado positivo. As expressões do olhar de aço dele com a voz musical que sai da máscara são contraditórias."
Apesar do sucesso, Nolan confirma que "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" é seu último filme com o personagem. "Eu só queria completar uma história. Trabalhei quase dez anos com o Batman e foi incrível. Saio com tristeza", revela o diretor. "Foi um grande período da minha vida, mas se Christopher fala que é hora de dizer adeus, então é hora de dizer adeus", completa Christan Bale.
Mas há alguns componentes no novo longa que não têm essa bagagem emocional. Anne Hathaway interpreta a ladra Selina Kyle, apelidada pelos jornais --e apenas pelos jornais-- de Mulher-Gato, e Joseph Gordon-Levitt, de "(500) Dias Com Ela", faz um jovem policial de Gotham. "Quando me vi de uniforme conversando com Christian e Tom também vestidos como seus personagens, eu me arrepiei", fala a atriz. "Foi um sonho que realizei", resume Gordon-Levitt.
Michael Caine, âncora emocional do longa, retorna como o mordomo Alfred, mas, depois de tantos anos de experiência, não consegue entender o fenômeno por trás de sua fama. "Sou um fanático pelo google. Eu me pesquisei uma vez e apareceram sete milhões de sites. O que eles falam tanto de mim?", pergunta o britânico para despertar risadas de todos os seus colegas presentes na coletiva de divulgação do filme, em Los Angeles.

Franz says:  não há o que discutir. Chirstopher Nolan reergueu a franquia Batman, principalmente após o 4º filme multicolorido que Joel Schumacher fez.
As promessas sobre o último filme da trilogia geram uma expectativa cada vez maior e, como sempre, creio demais no potencial criativo do diretor, além das atuações de Bale, Gary Oldman, Morgan Freeman e o restante do elenco. Há de se considerar que os sucessos de seus últimos filmes embasaram o apoio dos produtores e patrocinadores, o que trouxe maior liberdade de criação e recursos para a épica conclusão da saga.
Ledger fará muita falta à saga e é indiscutível a qualidade de sua interpretação, porém sua morte é algo que devemos aceitar. Tom Hardy mostrou muita coragem ao assumir o papel de Bane, principalmente por se tratar de um vilão pouco conhecido da maioria. Bem, não vale a pena questionar o irrefreável. O terceiro filme chega às telas dia 20 de julho e, certamente, resta apenas dizer: I Believe in Christopher Nolan...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr