{lang: 'en-US'}

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Parabéns, escritor. Parabéns, criador de sonhos...




Por Franz Lima

É bom acordar e ouvir os elogios e parabéns sobre o dia do Escritor. Sim, apesar de não ter um livro oficialmente lançado, este que vos fala é um escritor. Mas o que define um verdadeiro escritor, além do já cultuado livro publicado? Muitos fatores...
Um escritor é aquele que se preocupa em incentivar a imaginação do leitor. É o indivíduo por trás de sonhos acordados, o verdadeiro guia de um universo paralelo e indestrutível, pois ele é criado na mente e armazenado no coração. Escritor é aquele que perde o sono para proporcionar noites repletas de sonhos... ou pesadelos. Pelas palavras um autor atinge o mais secreto recanto humano ao provocar emoções, inspirar lágrimas e sorrisos. É para isso que alguém escreve: emocionar.
Mas hoje é dia de homenagear você, leitor. Por sua fidelidade, por sua persistência em adquirir um livro - por mais caro que seja - e por ceder espaço em sua casa para aquela obra literária é que nós, escritores, propagamos o trabalho feito. Não há outro motivo para escrever além do reconhecimento de ver uma pessoa com um livro aberto, absorta nas palavras estampadas. 
A você que lê, a você que escreve e a você que ajuda a divulgar a cultura, meus agradecimentos. O dia do escritor é hoje e dever ser comemorado. Porém devemos lembrar todos os dias que a literatura depende sempre do binômio leitor e escritor. Juntos, idéias e sonhos serão partilhados por incontáveis gerações. Juntos, a essência humana será perpetuada em cada coração.

 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. Parabéns! Um parabéns atrasado, mas o que importa mesmo não é a data, mas a celebração e a reflexão!

    Sem escritores não haverá leitores. Sem leitores dificilmente haverá escritores... mesmo porque o próprio escritor é um leitor, de outros e dele mesmo.

    Sinceramente não saberia explicar o mundo e a humanidade sem Homero, Shakespeare, Hugo, Cervantes, Dumas, Dickens, Swift, entre tantos outros que encantaram e nos encantam com a força de sua imaginação, com palavras que atravessaram gerações e continentes.

    E não é preciso ser nenhum deles para ter importância. A grandeza de um escritor não está na fama que alcançou, mas sim na sua ousadia em tentar trilhar um caminho pessoal e construir a partir dele um universo feito de palavras, de sentidos e de sugestões. Quanto a humanidade não se transformou por efeito dos livros?

    Aproveito então aqui para fazer uma homenagem também a ele que nem sempre é lembrado: Gutenberg. Imagine que trabalheira que era ficar copiando livros (e não raro alterando-os), como na Idade Média, algo muito bem retratado em "O Nome da Rosa" (viva Eco!). Muitas obras se perderam por falta de difusão, então a imortalidade dos escritores por meio de suas obras também deve muito à imprensa.

    Mas o dia do escritor também serve para homenagear todo aquele que dedica pelo menos um bocado de tempo para escrever, seja fazendo um blog, um diário pessoal, uma poesia, um comentário, enfim, pôr a cachola para funcionar e fazer girar a roda das idéias.

    Feliz dia do escritor!

    ResponderExcluir
  2. Para não fugir à regra, sempre cometo aquele erro comum de escritor, que é o de perceber o erro depois da publicação... O tonto aqui não faz o teste com o botão "visualizar" e depois tem que ficar colocando errata...

    Meu erro está no último parágrafo - esqueçam o "bocado". Acho que eu me confundi e quis dizer punhado, mas mesmo assim estaria incorreto. Alguns minutos já seria um bom começo!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, obrigado pelo comentário. Foi providencial a lembrança de Gutenberg, o responsável pela propagação dos livros no mundo (os escribas perpetuaram, Gutenberg propagou).
    Os lapsos na escrita só acontecem com quem escreve, fique tranquilo. Pensar, organizar idéias e expor o resultado disso nem sempre resulta em algo perfeito, mas sempre será o fruto do esforço de quem não ficou atado ao marasmo, ao lugar comum.
    Abraços.

    ResponderExcluir