Pular para o conteúdo principal

Loucura ou jogada da defesa? Matador de Aurora dizia ser o "Coringa".

Por Franz Lima
Após promover o massacre de 12 pessoas e ferir mais de outras 50, o assassino do cinema de Aurora (EUA) apresenta uma versão onde ele teria gritado, antes do início do tiroteio, ser o Coringa, inspirado no persongem de Heath Ledger no segundo filme do Batman de Nolan.
Alguns jornais, sensacionalistas e aproveitadores, fizeram uso da informação e alegram até possessão do atirador pelo espírito do ator. Minha indignação foi total, principalmente por conhecer um pouco sobre Heath que, entre seus pares, era conhecido pelo bom humor e profissionalismo. Como um homem que foi tão bacana em vida iria, repentinamente, tornar-se um covarde e assassino, e usar - se é realmente permitido - o corpo de uma outra pessoa para praticar o mal?
A incoerência e o oportunismo da imprensa e da defesa - há alguém que duvide da alegação de insanidade? - chegam a embrulhar o estômago. Famílias choram pela morte de seus entes queridos, ao passo que os familiares de Ledger são obrigados a ver a memória de seu garoto ser maculada por aproveitadores. 
Não há loucura nos atos de James Holmes. O que é perceptível em seus atos é o oportunismo, a chance de se promover entre os grandes "predadores" da história dos EUA. Com este massacre, mais um louco entre para o Hall da Fama dos serial killers, psicopatas e matadores. James Holmes se valeu de um sistema de venda de armas extremamente liberal, onde adquirir uma pistola, uma escopeta ou outro armamento mais pesado é relativamente fácil. De posse de seu próprio arsenal, James usou o fascínio e o clima proporcionados pelo evento de lançamento do filme para - novamente repito - covardemente ferir e matar muitas pessoas. 
Heath Ledger foi um ator que ganhou um Oscar por sua atuação virtuosa de um assassino insano. Heath tornou-se a face do Coringa que irá permanecer na mente de muitos por várias décadas. Não há associação entre o ator ou o personagem com o matador de Aurora. O que vemos é a união de vendas com a notícia do massacre e uma tática da defesa de Holmes usada por pessoas sem escrúpulos. 
Porém esse crime não ficará impune. Um home que matou, feriu, atingiu a moral de um ator que não pode mais se defender e buscou tirar proveito do lazer de famílias não irá passar em claro. A punição virá e eu, honestamente, não quero que ele morra. A morte é muito rápida e piedosa para um sujeito assim. Que sua vida seja longa e seus crimes sempre o atormentem, pois há 13 famílias (incluindo a de Heath Ledger) que sofrem pelos seus atos e irão sofrer por muitos e muitos anos.
Que a paz volte logo a reinar nos corações dos que foram atingidos pela fúria insana de um covarde munido de oportunismo, apoiado por outros oportunistas.
Descansem em paz...
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr