{lang: 'en-US'}

sábado, 16 de junho de 2012

Qual o papel da resenha de um livro na vida dos leitores?




Uma resenha, caros leitores, é algo tão pessoal quanto uma carta. Nela, o autor não só faz uma compilação da história de um livro, ele também expressa por palavras os sentimentos que foram despertados pela leitura. É impossível ser absolutamente imparcial quando se elabora uma, mas isso não significa dizer que a qualidade do que será escrito cairá. O resultado final de uma resenha pode ser positivo ou negativo ao livro analisado, porém isso não importa, desde que o escritor use a verdade e os sentimentos para criar um texto coerente e sincero. Logicamente uma parcela grande do autor estará ali, impressa no papel ou iluminada pela tela de um computador, tablet ou celular.
É impossível prever quantos irão amar ou odiar o que foi produzido, contudo está informação torna-se irrelevante quando há verdade no que se escreve.
Quando for ler novamente uma resenha, não fique aborrecido se o seu livro favorito foi criticado. Tenha ciência de que o livro é importante pelo simples fato de ter recebido a atenção de alguém que dispendeu tempo e esforço para opinar sobre ele.
Afinal, resenhar não é só expor lacunas e acertos de uma obra; é, principalmente, mostrar-se de forma íntima a pessoas que não o conhecem a fundo, sujeitando-se à incompreensão ou à aceitação, mas sempre em busca de propagar o que é bom ou separar uma erva daninha.
Contudo, o autor de uma resenha tem que saber que, no final, ele faz o papel de um pai ao ensinar seu filho a andar. É dessa lição que a criança irá cair mais ou menos, já que a verdade do que foi ensinado tem a força de motivar ou desmotivar o filho (leitor).
Sendo verdadeiro, o objetivo daquilo que escreveu já terá uma grande chance de auxiliar alguém a iniciar ou continuar na estrada da leitura. Este é o maior prêmio que um crítico ou analista de uma obra literária pode ganhar: a continuidade do hábito da leitura por outras pessoas.

Franz Lima

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário