{lang: 'en-US'}

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Google Drive provoca incômodo aos concorrentes




Fonte: Exame
São Paulo - Hoje o Google estremeceu o mercado de armazenamento na nuvem ao anunciar o serviço Drive. Oferecendo 5 GB de espaço no pacote gratuito, algo que chama atenção são os valores dos pacotes de expansão, que se mostram mais tentadores que os concorrentes.
O serviço contraria uma antiga aposta do Google, que alegava no passado que armazenamento estava fadado ao limbo, já que a tendência seria a migração para a nuvem.

Com a aposta e lucratividade dos concorrentes, o gigante das buscas decidiu colocar as mangas de fora. Pensando em quem recorre a esses serviços ou pretende se lançar à nuvem para armazenar dados, o Droids comparou os pacotes dos principais serviços disponíveis. No quadro acima estão, em ordem: Google Drive, iCloud, SkyDrive, SugarSync, Dropbox e UbuntuOne.
Desde ontem a Microsoft alterou o armazenamento gratuito do SkyDrive para 7 GB, mas ainda é possível expandir o espaço para os mesmos 25 GB.
Para começar a usar o Google Drive, usuários de computadores Mac e Windows devem baixar um programa. Ele cria uma pasta do Google Drive no computador. Todos os arquivos jogados nessa pasta ficam disponíveis no serviço e podem ser acessados a partir de outros computadores e smartphones. O Google Drive também tem um aplicativo para acessar os arquivos a partir de smartphones com Android. Segundo o Google, uma versão para iPhone e iPad será criada em breve.
Um diferencial importante do Google Drive é a capacidade de reconhecer texto em arquivos de imagem e em PDFs. Esse recurso, conhecido como OCR (Optical Character Recognition). Outro recurso do serviço é a integração com o Google Docs, pacote de aplicativos de planilha, editor de texto e apresentações do Google.
Microsoft e Dropbox são concorrentes de peso
Com o Google Drive, o Google entra no mercado de serviços de backup de dados. Entre os serviços mais fortes desse mercado está o Skydrive, da Microsoft, que oferece 7 GB grátis e foi atualizado ontem. Outro concorrente muito popular é o Dropbox, que oferece 2 GB de graça.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário