Pular para o conteúdo principal

Enciclopédia brasileira vai mostrar origem dos 'memes' da internet

Fonte: G1

'Memepedia' explica criação de frases como 'fica, vai ter bolo'.
Brincadeiras fazem parte de movimento cultural nas redes sociais.

É quase impossível passear pelas redes sociais da internet sem se deparar, pelo menos uma vez, com a frase "fica, vai ter bolo". Mas você sabe como surgiu esta brincadeira? Quem a colocou no vocabulário dos internautas brasileiros? Como é que "comofas" e "fikadika" se transformaram em termos corriqueiros? E por que é que a frase "é estranho sentir saudade de algo o qual mal vivi ou evitava viver" entrou para a obra da escritora Clarice Lispector?
Bia Granja, do YouPix, curadora da 'Memepedia'
(Foto: Arquivo Pessoal)
A internet deve ganhar, em breve, uma enciclopédia virtual que vai catalogar e mostrar a origem das expressões, piadas, frases e termos difundidos pelos brasileiros na rede. Batizado de "Memepedia", o site já tem parte do conteúdo no ar, por enquanto em uma sessão no portal YouPix, mas deve ganhar casa própria nos próximos meses. "O domínio já está comprado", conta Bia Granja, 30 anos, editora do YouPix.
"Meme" é o termo utilizado para identificar este tipo de fenômeno da comunicação, em uma analogia ao conceito criado pelo zoólogo Richard Dawkins para explicar a disseminação de pensamentos, idéias e produtos culturais.
Segundo Dawkins, algumas informações são transmitidas da mesma forma que os genes, replicando-se automaticamente e tornando-se parte da cultura universal. Mais: com a internet, estas unidades de informação não apenas são retransmitidas, mas ganham novas leituras, misturam-se entre si e servem como base para o surgimento de novas brincadeiras, legendas.
"Ninguém no Brasil se preocupava em organizar os memes que surgem por aqui, e mostrar como eles surgiam", afirma Bia, uma das responsáveis pela curadoria do conteúdo publicado na "Memepedia". O objetivo do site, explica, é registrar a história cultural da internet brasileira.
Bia se classifica como "conteudista", especialista em coletar a cultura da internet. É um trabalho semelhante ao dos curadores de arte, mas com características adaptadas para a velocidade das mudanças da rede. "As universidades são burocráticas demais para acompanhar o que está acontecendo no Orkut e no Twitter", diz. E o que está acontecendo, ela acredita, é indício de um novo movimento cultural. "Mais do que um movimento, é uma cauda longa de milhares de movimentos."
 
'Remix'A constatação de Bia tem apoio de acadêmicos importantes, como o professor e ativista político Lawrence Lessig, pai da licença Creative Commons, que facilita as regras de transmissão e reprodução do conteúdo digital. Ele defende que a internet colocou a humanidade na era do "remix". Tão importante quanto criar, afirma Lessig, é alterar, misturar e contextualizar a criação artística e cultural.

No Brasil, este "remix" começou seguindo a cultura dos memes americanos. "Keyboard cat",  "rickroll" e "David after dentist" ainda influenciam as redes sociais, assim como a estética de fotos com texto sobreposto, herdada de fórums como 4chan e Something Awful e blogs como "I Can Has Cheezburger" e "Failblog". Mas o designer Fransuel Nascimento, 22 anos, acredita que no momento é a produção nacional que emplaca mais nas redes sociais.
"Eu acompanhava mais os estrangeiros, hoje em dia nem tanto", afirma Fransuel, idealizador e editor da "Memepedia". Depois que o 'zé adsense' começou a querer 'emplacar memes', perdeu um pouco da graça."
Fransuel, define Bia, é um "entusiasta" dos memes. Em seu blog, começou a contar a origem dos virais, que se propagavam sem boa parte de seus disseminadores saber de onde vinham. "Eu conheço bastante gente que acompanhou [o surgimento] dos mais antigos, então sei de bastante coisa".
Fora do contextoPara ele, há uma diferença clara entre a "piada interna" e o "meme": a participação de terceiros. "O meme nasce a partir de um contexto e se espalha fora do contexto. É diferente da piada interna, que só tem graça para um grupo fechado".

Com o poder de mobilizar pessoas de fora do círculo original da brincadeira, os memes da rede podem até transcender os limites da internet. A publicidade, por exemplo, já buscou conteúdo nas modinhas das redes sociais.
É o caso dos americanos Kevin Antoine Dodson e Paul Vasquez, personagens dos vídeos "Bed Intruder" e "Double Rainbow", respectivamente. Após o sucesso na rede em 2010, os dois já participaram de diversas propagandas. Vasquez recentemente foi contratado pela Microsoft para promover o serviço Windows Live, e deve participar de um evento da YouPix no Brasil ainda em Abril.
Enquanto o mundo "desplugado" começa a entender a cultura digital, Bia analisa o que acontecerá com os memes em breve: "um dia, a cultura de internet vai ser menos de internet e mais de cultura".
Curtam mais alguns Memes e suas origens:



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr