{lang: 'en-US'}

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dr. Seuss: a retomada de suas obras em vídeo




Dr. Seuss (Theodor Seuss Geisel) não é um autor muito conhecido entre os brasileiros. Contudo, ultimamente, algumas de suas obras foram transpostas para o vídeo. Os motivos? Primeiramente, a qualidade daquilo que ele escreveu, um material voltado ao público infantil. Seus personagens são, quase sempre, ingênuos e bons (até mesmo os vilões não são plenamente maus) e suas histórias passam lições de amizade, compreensão, mudanças e superação. Com todos esses adjetivos positivos, cedo ou tarde teríamos algumas destas obras passadas para o cinema ou as animações e, graças a Deus, essas adaptações vieram relativamente cedo. 
Em segundo plano, mas não menos importante, as obras de Seuss estão em "alta" por causa de um problema que vem atingindo o mercado cinematográfico estadunidense com grande impacto: a falta de material inédito. Não há como negar que a onda de "remakes" é fruto desse problema. Séries tem sofrido pela falta de criatividade, filmes com orçamentos enormes tornam-se fiascos e a temática infantil está cada vez mais repetitiva, talvez por conta das dificuldades que os roteiristas e escritores tem em se por no lugar e na mente das crianças. Seuss não tinhas essas dificuldades. Ele sempre conseguiu abordar um tema de certa forma complexo para os pequeninos e, ainda assim, compreensível para eles. Morte, amizades, inveja, solidão e outros temas são mostrados de forma inocente e coerente para a criançada. Esses são os pontos que levam o mercados de cinema e animação a investirem nas adaptações de seus livros, além do lucro que eles trazem, evidentemente.
Algumas das obras de Dr. Seuss que foram transpostas para o cinema e a animação nos últimos tempos: o Grinch, o Gato da Cartola (the cat in the hat), Horton e o mundo dos Quem e por último, Lorax. O gato (filmado em 2003 com base em The cat in the hat) já tem previsão de uma nova edição, desta vez em computação gráfica, tal como "Lorax". Tantas produções baseadas em um mesmo autor evidenciam o peso e a importância daquilo que ele escreveu. 
Caso ainda não tenha visto algum dos filmes e desenhos citados, não perca tempo. Faça uma boa pipoca, pegue as crianças e curta cada um deles. As exceções são Lorax que acabou de ser lançado nos cinemas e o Gatola da Cartola, versão animada do Gato da cartola, exibido no Discovery Kids.
Ah! Aproveite para conhecer também as versões originais em livros, escritas e desenhadas por Dr. Seuss. Seus filhos irão amar... e você também.




←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário