Pular para o conteúdo principal

Eles cantam Los Hermanos

Fonte: Cultura RJ

O site Musicoteca homenageia o grupo com interpretações de seus clássicos por músicos da nova geração. O álbum online e gratuito estará disponível a partir de abril.

Uma despedida com a comoção de final de Copa do Mundo comprovou que o quarteto barbudo deixou milhares e milhares de órfãos depois de uma década de carreira. Cinco mil fãs dos Los Hermanos lotaram a Fundição Progresso, por três dias seguidos, em 2007. Cinco anos após o jejum, o grupo presenteia os fãs com 23 shows, a partir de abril, para celebrar os quinze anos de sua fundação. E as comemorações não terminam por aí: até tributo em forma de coletânea os Hermanos vão ganhar. O site Musicoteca convidou 35 artistas para interpretarem alguns dos clássicos da banda em um disco inédito, com distribuição gratuita e online.

Quem está com a tutela do projeto Re-trato é o produtor Pedro Ferreira, um dos editores do portal que estimula a produção independente de jovens talentos. “Los Hermanos é a banda que mais influenciou a nova safra da música brasileira. Começaram independentes, mas conseguiram fãs e reconhecimento da crítica. A proposta era fazer novas interpretações para os clássicos de uma geração”, explica Ferreira, animado com a cria.


A escolha de quem iria dar nova voz para as baladas românticas (e roqueiras) dos quatro álbuns do grupo carioca também ficou por conta da equipe do Musicoteca. A seleção foi eclética e surgiu de um critério: “Escolhi artistas que foram influenciados pelo grupo ou que admiravam as atitudes da banda”, enumera Ferreira. O time traz novos nomes como Do Amor, Cícero, 5 a seco, A banda mais bonita da cidade, entre outras revelações. E há ainda alguns veteranos, como Lula Queiroga,Nervoso e os Calmantes e Velhas Virgens.


A decisão de quem assumiria quais faixas do aclamadp repertório, por sua vez, foi em parte guiada, outra parte espontânea: “Enviava uma lista com opções para as bandas escolherem. Wado e Tiago Iorc escolheram a mesma música: Morena. E vai entrar assim. Só que a de Iorc vai ser uma versão acústica”,  descreve Ferreira, acrescentando a exceção para este método: “A única banda que já fizemos o convite com a música escolhida foi a Velhas Virgens. Queríamos que eles interpretassem Anna Júlia, que tem toda essa história polêmica e relação desgastada com os Hermanos. E o resultado foi surpreendente, saiu leve, eles colocaram até uma orquestra”, adianta.


O tecladista Vinicius Nisi, d'A banda mais bonita da cidade, é outro que comemora a interpretação dele e de seus parceiros de grupo para Dois barcos, do álbum 4. Mas confessa que, no início, ficou receoso com a ideia de uma releitura. “Sempre corre o risco de soar prepotente. Lembro que, quando lançaram um tributo superbacana para o Rush, eu vi uma entrevista do baterista dizendo que tinha odiado. Ele dizia que todos queriam mostrar que conseguiam tocar melhor que o Rush, fazer versões mais difíceis. Então, nosso cuidado foi para que fosse uma homenagem. É como a nossa banda tocaria aquela canção, com as nossas características”, adianta.

O álbum Re-trato não corre o risco de ser desprezado pelo próprio quarteto que venera. Os Hermanos estão cientes do projeto de releituras e gostaram do que já foi mostrado. “Antes de saber quem ia interpretar as músicas, eles já tinham topado. E agora temos recebido muitas mensagens de carinho dos integrantes. A fan page oficial do Facebook deles, inclusive, divulga as novidades do Re-trato”, comemora Ferreira. Mas o produtor admite que os fãs exigentes do quarteto chegaram a assustar: “Tivemos receio, eles têm admiradores muito rigorosos. Antes, lançamos uns miniclipes na internet e tivemos algumas respostas. Deu  tempo de mudar algumas coisas antes das gravações no estúdio”.



Além do álbum duplo da coletânea, com algumas faixas bônus track, que estarão disponíveis, a partir de abril, nas redes sociais da Musicoteca, Pedro Ferreira preparou outro mimo para os fãs. Trinta e três ilustrações da artista plástica Luyse Costa, uma para cada faixa, virão junto com o download. Duas das prévias, você confere na foto que ilustra a matéria.



Confira aqui quatro faixas que estarão no álbum, interpretadas Do Amor, Phillip Long, Por Nuvens e Velhas Virgens

Colaboração de Camila Crespo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr