{lang: 'en-US'}

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Documentário sobre Saint-Exupéry e sua passagem pelo Brasil




Poucos sabem, mas o aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, mundialmente conhecido por ser o autor de O pequeno príncipe, já passou pelo Brasil. Pilotando aviões da empresa de correios Aéropostale, o escritor fez alguns pousos na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, entre 1928 e 1930.
Essa história quase perdida está sendo recuperada pelo documentário De Saint-Exupéry a Zeperri, dirigido por Branca Regina Rosa. A primeira exibição ocorreu no dia 26 de março de 2011 na cidade de Toulouse, na França, mas o filme estará em cartaz a partir do dia 12 de maio de 2011 no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis.
A ação faz parte de um projeto mais amplo, criado e coordenado pela pesquisadora Mônica Cristina Corrêa, que procura recuperar essa passagem da aviação comercial francesa pelo sul do país no início do século XX. Uma das atividades previstas no projeto é restaurar o antigo galpão desses pilotos, apelidado de "popote" e transformá-lo em um centro cultural com exposições, salas de palestra e cinema. Por ora, a equipe desenvolveu o site www.zeperri.org, no qual o internauta encontra uma biografia do "poeta da aviação", imagens de época e uma agenda com os principais eventos.

Nota: pelo site Zeperri.org, é possível acessar muito mais da programação e ter notícias renovadas sobre este excelente projeto, além de conhecer muito mais da vida e morte de Saint-Exupéry. Imperdivel...
Outras informações, leiam A morte do pequeno príncipe.

Fonte: Revista História Viva

←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Legal um documentário sobre Saint-Exupéry! "O Pequeno Principe" é um livro tão curto, mas que suas páginas tem um peso maior que livros de 1000 páginas!

    ResponderExcluir
  2. É isso: um livro de pequeno porte e grande conteúdo. Não há como resumir melhor a obra de Saint-Exupéry. Valeu, Ed...

    ResponderExcluir