{lang: 'en-US'}

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Coleção "Clássicos HQ" - Larousse




Agora, reforçando sua presença no mercado brasileiro, a editora Larousse traz duas grandes novidades para 2011: um novo selo e a aposta nas adaptações literárias em quadrinhos. A coleção HQ Clássicos chega às livrarias pelo selo Larousse Jovem, com quatro títulos: Frankenstein, de Mary Shelley, Romeu e Julieta e Macbeth, ambos de William Shakespeare e Grandes Esperanças, de Charles Dickens. A Tempestade, de Shakespeare, ainda não teve seu lançamento oficializado.
Para os desenhos, a editora não recorreu a autores já conhecidos no universo dos quadrinhos. Frankenstein teve o roteiro adaptado por Jason Cobley, com desenhos de Declan Shalvey, Jason Cardy, Kat Nicholson, Terry Wiley e Jon Howard. Já as duas obras de Shakespeare foram adaptadas por John McDonald. Em Romeu e Julieta, os desenhos são de Will Volley, Jim Devlin e Jim Campbell; e em Macbeth, de Jon Howard, Nigel Dobbyn e Gary Erskine. Todos foram produzidos na Inglaterra.



Li a adaptação em quadrinhos de Frankenstein. A edição é muito boa, mas não tem capa dura, o que seria de se esperar pelo preço cobrado (R$ 49,90), bastante alto para os padrões nacionais, ainda que seja perceptível o apuro na edição. Os desenhos oscilam na qualidade. Algumas ilustrações apresentam um detalhemento muito bom, ao passo que outras são simplórias, porém nada disso diminui o impacto da obra. Destaque para as cenas com cadáveres.
O mais importante, contudo, está no fato de que empreendimentos como este são pontos de apoio e incentivo para futuros leitores. É prazeroso descobrir que a história que conhecemos não é 100% igual à da obra original. Logo, motivados pela curiosidade, buscamos ler também a edição do livro, com o intuito de comparar e apurar quais são as diferenças entre a HQ, o livro e as versões cinematográficas já lançadas. 
Algo que me deixou muito feliz foi a descoberta de que esta coleção já está em uso em instituições de ensino públicas e privadas. Ótima iniciativa...
←  Anterior Proxima  → Página inicial

6 comentários:

  1. Essas HQs podem mesmo se tornarem pontos de apoio para um grande trabalho de incentivo à leitura. 49,90 tá salgado mesmo por ser uma edição comum, mas mesmo assim seria legal lançarem uma versão em capa-dura justamente para o público mais ávido.

    ResponderExcluir
  2. É verdade... eles precisam vender, mas o preço ficou alto demais. De qualquer forma, assim que a série se estabelecer, eles poderiam favorecer os colecionadores e publicar uma edição capa dura com preço mais justo.

    ResponderExcluir
  3. Esses dias fui na Leitura, uma livraria aq de BH e vi versões de Macbeth e Romeu e Julieta, mas acho q era uma versão em mangá. Legal ver adaptações do tipo, é interessante pra quem já leu e gostou da obra em si.

    ResponderExcluir
  4. Além do que, Priscilla, esse tipo de adaptação desperta a curiosidade pela leitura da obra original.

    ResponderExcluir
  5. Preciso comprar este livro do Frankenstein e não estou encontrando, aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  6. Angela, recomendo que o adquira pela internet. Os sites em que ele está disponível são: http://www.escala.com.br/detalhe.asp?id=12328&grupo=64&cat=334&org=570
    e também este, onde constam 4 sites para venda
    http://compare.buscape.com.br/frankenstein-hq-classicos-isbn-9788576356745.html?pos=1

    ResponderExcluir