{lang: 'en-US'}

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Starship troopers e Starcraft: apenas nomes parecidos?





Até onde estas duas franquias são independentes? Apesar de Starship ter sido lançado anteriormente ao jogo Starcraft, podemos afirmar que um não buscou "inspiração" no visual e no conceito básico do outro?
Coincidência ou não, tanto o filme como o jogo apresentam uma grande igualdade: os ataques de insetos gigantes e plenos de ódio por humanos. Soldados são colocados na maior roubada de suas vidas e, para variar, estão cercados por ninhadas de alinígenas parecidos com baratas, gafanhotos, aracnídeos e outros estereótipos de insetos que impõem medo. O que não muda entre um e outro: um alienígena é mais letal, quase sempre, que um humano armado. Outra igualdade é a quantidade de alienígenas que atacam. Eles sempre usam um "bando" com inúmeros deles para minar as forças de defesa (pois, basicamente, a defesa e o planejamento são o segredo do sucesso para sobreviver, seguidos, logicamente, pelo ataque). Como disse, as coincidências não ficam apenas nos nomes.
Aos que ainda não viram ou não lembram de Tropas Estelares, sem mandar spoiller, resta dizer que as cenas de combate são incríveis, principalmente se levarmos em conta que a produção data do ano de 1997. 
Outro ponto positivo no filme de Paul Verhoeven é a exposição das diferenças ideológicas entre pilotos, engenheiros e a tropa de infantaria. Acreditem, este tipo de intriga e preconceito é algo ainda existente entre os militares. No jogo, há uma forte influência da disciplina e hierarquia entre os militares e, inclusive, entre os Zergs.
Agora, uma dúvida que não posso sanar é até onde houve um simples acaso e onde houve plágio da idéia central. Os roteiros são muito diferentes, porém não há como negar que entre Starship Troopers e Starcraft (o primeiro de 1997 e o segundo de 1998) há um incômodo e uma dúvida provocados pelas semelhanças. 
Starcraft já teve sua nova versão lançada recentemente, dando sequência à franquia. Starship Troopers será em breve refilmado, o que traz enormes expectativas para os fãs do filme original (as sequências foram péssimas) e, caso tenha sucesso, poderá determinar uma sobrevida à franquia cinematográfica, venda de produtos licenciados e outros produtos. Mas será que teremos um filme com influência do game ou tudo não passa de uma teoria equivocada da "conspiração"?
E você, o que acha?

←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. Adoro Starship Troopers mas nem tanto pelo filme, mais pela animação que foi feita depois, acho que teve 3 temporadas e era muito boa.

    E Franz, Starship Troopers é um livro antes de virar filme, portanto é mais antigo ainda, dessa forma Starcraft provavelmente pegou várias idéias.

    Com relação aos filmes, nem sabia que haveria um reboot, que bom! As seqüências realmente foram abomináveis.

    ResponderExcluir
  2. Parecido? Só um pouco...
    Quem jogou a primeira campanha dos terranos sabe que até o Cerebrate tem! É impossível negar a inspiração...
    --
    Entratanto o universo do Starcraft foi baseado mesmo no Warhammer. Inclusive, o Starcraft seria um jogo do Warhammer, mas não conseguiu licenciar a franquia.
    --
    É óbvio que os Zergs são baseados nos Tyranids e os Protoss baseados nos Eldar e nos The Tau assim como os Marines nos SPACEMARINES!
    --
    E todos (que conhecem warhammer)sabem, que os Tyranids foram baseados nos Aliens da franquia Aliens.
    --
    Ou seja. Nesse mar de referência é impossível não haver semelhanças.
    --
    Agora, se teremos um filme com influência do game ou tudo não passa de uma teoria equivocada da "conspiração"? - Aí é dificil saber, se for semelhante ao livro, pelo menos teremos os humanos em roupas iguais aos marines/spacemarines e enredo muito similar ao da primeira campanha do Starcraft. Isso é fato.

    ResponderExcluir
  3. Renan e Rainier, agradeço demais aos esclarecimentos. O questionamento é meu e está mais claro agora. Abraços...

    ResponderExcluir